Você viu?
Descrição de chapéu Nova York

Manhattanhenge: Pôr do sol alinhado com as ruas de Manhattan atrai multidões em Nova York

Fenômeno, cujo nome faz referência a Stonehenge, ocorre nos dias 29 de maio e 12 de julho

Imagem do Manhattanhenge na cidade de Nova York - @visitenovayork no Instagram

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Felipe Bramucci
São Paulo

Uma multidão foi às ruas nesta semana para presenciar o pôr do sol entre os arranha-céus no horizonte da ilha de Manhattan, em Nova York. Assistir ao fenômeno se tornou um evento popular na cidade que ficou conhecido como Manhattanhenge.

O apelido é uma alusão ao famoso Stonehenge, na Inglaterra. As pedras do monumento inglês foram dispostas há cerca de 5 mil anos em um círculo que "encaixa" o sol nos solstícios de verão e inverno. Algo semelhante ocorre nas ruas 14, 23, 34, 42 e 57 de Manhattan, onde o sol se põe exatamente entre os prédios.

O termo Manhattanhenge foi popularizado por Neil deGrasse Tyson, astrofísico do Museu Americano de História Natural. O cientista n omeou o fenômeno urbano ao comparar a construção histórica com as ruas de Manhattan em um artigo publicado no site oficial do museu.

POR QUE ISSO ACONTECE?

O Manhattanhenge ocorre duas vezes por ano em datas próximas ao solstício de verão, momento em que a Terra atinge sua máxima inclinação em relação ao Sol. Nessas datas o ângulo de incidência do Sol coincide com o de algumas ruas da cidade, segundo deGrasse Tyson.

Se as ruas estivessem perfeitamente alinhadas com a linha geográfica norte-sul, os dias de Manhattanhenge coincidiriam com os equinócios de primavera e outono, que são os primeiros dias de cada estação. No entanto, as ruas de Manhattan têm uma inclinação de cerca de 30 graus para leste em relação ao norte geográfico. Essa inclinação faz com que o fenômeno ocorra aproximadamente 21 dias antes e 21 dias depois do solstício de verão.