Maior tatu do mundo é flagrado por fotógrafo no Brasil
Alessandro Abdala conta ter esperado 40 anos pelo encontro com o mamífero na Serra da Canastra: 'Conheci uma lenda'
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O fotógrafo Alessandro Abdala flagrou um tatu-canastra no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), no fim de março e o animal chamou atenção pelo seu tamanho: o dobro do tatu-galinha e tatu-peba, os mais conhecidos no Brasil, por exemplo. O bicho encontrado por Abdala era gigante. "Em êxtase, conheci uma lenda, e era mesmo tudo que diziam, um ser extraordinário... eterno, sobrenatural, verdadeiramente um gigante", escreveu na legenda das fotos.
Profissional há 40 anos, Alessando nasceu, vive e trabalha na região mineira. Ele buscava o encontro com o mamífero vivo, que é raramente avistado apesar do seu tamanho, desde garoto. O tatu-canastra tem hábitos noturnos e vive a maior parte do tempo dentro de túneis. Além disso, é um ser solitário, diferente de outras espécies que precisam de um grupo. Por isso, apesar do seu tamanho, é difícil ser avistado.
O tatu-canastra pesa aproximadamente 60 kg e pode chegar a 1,5 metro, sendo a maior espécie de tatu. Ele é um animal típico do Cerrado, mas também pode ser encontrado em outros biomas do continente em menor quantidade. Alessandro ainda descreveu o tatu como dócil, calmo e sereno. Ele estimou que o mamífero gigante visto pesasse mais de 30 quilos e uns 95 cm.