Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um homem britânico foi morto e outras sete pessoas ficaram gravemente feridas depois que o voo SQ321 da Singapore Air encontrou uma turbulência severa ao entrar no espaço aéreo tailandês na terça-feira, desencadeando um pouso de emergência em Bangkok.
Enquanto os voos mais turbulentos de todos conectam Santiago, no Chile, a Santa Cruz, na Bolívia, existem também voos igualmente turbulentos em todo o mundo, de acordo com o banco de dados turbli. Voos saindo de Tóquio dominam a lista dos serviços de longa distância mais turbulentos.
A turbulência forte é produzida quando correntes de ar viajam em velocidades significativamente diferentes e se encontram. Isso é tipicamente encontrado nas fronteiras dos jatos de ar, sobre montanhas e em certas tempestades de nuvens, de acordo com o site turbli.
Por exemplo, a turbulência na rota Santiago-Santa Cruz é gerada por ventos do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico fluindo quase perpendicularmente aos Andes. O equador também é uma região conhecida por turbulência devido a correntes ascendentes fortes e atividade de tempestades, disse a turbli. O Japão tem altos níveis de turbulência induzida por montanhas e oceanos.
O site turbli produziu suas classificações analisando 150.000 rotas usando dados de agências meteorológicas do governo do Reino Unido e dos EUA.