Elza Soares, Mussum, Grande Otelo: SP vai escolher cinco personalidades negras para ganhar estátuas
Escolha de novos nomes será feita pela população, em votação online
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Como parte das ações para o Dia da Consciência Negra deste ano, a cidade de São Paulo abriu uma consulta pública para a escolha de cinco novas personalidades que serão homenageadas com esculturas pela cidade.
Elza Soares, Mussum, Ruth de Souza, o ator Grande Otelo e o geógrafo Milton Santos são alguns dos nomes indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. A votação vai até 25 de novembro, por meio da plataforma Participe+.
A lista também tem os nomes de Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta por direitos de trabalhadores domésticos no Brasil, Dandara e Tereza de Benguela, símbolos de resistência contra o regime escravagista no Brasil, Iracema de Almeida, médica pioneira, Lélia Gonzalez, filósofa e militante, Irmãos Rebouças, primeiros negros a cursar uma universidade, Abdias Nascimento, dramaturgo indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010 e Chaguinhas, cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro.
Aline Torres, secretária da pasta, afirma que as estatuas não servirão apenas como homenagem, mas como uma forma de trazer uma nova compreensão do passado para honrar o futuro.
"Ao incluir no patrimônio da cidade estátuas de personalidades negras, o objetivo não é só homenagear essas pessoas que tiveram grande relevância para a construção da cidade e do fortalecimento da comunidade negra."