Você viu?
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Primeiro-ministro da Andorra se declara gay e reforça apoio à causa LGBTQIA+: 'Podem prosperar neste país'

Xavier Espot Zamora fez um pronunciamento de incentivo aos membros da comunidade

Xavier Espot Zamora - Ahmad Gharabli - 8.nov.2022/AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O primeiro-ministro da Andorra, Xavier Espot Zamora, fez uma declaração sobre sua orientação sexual em uma entrevista para a televisão nacional na última segunda-feira (11). "Sou gay. Nunca escondi isso."

"Agora, se não me perguntarem, não preciso dizer, no sentido de que isso não define a totalidade do que sou e muito menos minha política pessoal", continuou Espot. "Mas ao mesmo tempo, acho que não deveria ser um problema expressá-lo."

O líder do país europeu aproveitou o momento para enviar uma mensagem de que a orientação sexual não deve determinar se alguém é aceito ou bem-sucedido. "Se isso ajudar muitas crianças, jovens ou adolescentes que estão passando por um momento difícil a verem que, no final das contas, independentemente de sua condição ou orientação sexual, podem prosperar neste país e alcançar a mais alta magistratura, então estou feliz em expressá-lo", disse ele.

Espot - um democrata que assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2019 - agora é um dos apenas cinco chefes de estado ou governo em exercício que se identificam com a comunidade LGBTQIA+. Ele também é o primeiro a se declarar gay no cargo a frente de Andorra.

No início deste ano, o país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e converteu todas as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em casamentos civis.