Câmera ao vivo para acompanhar ursos salva homem perdido no Alasca
Câmeras colocadas no parque nacional Katmai para a observação de ursos ajudaram em resgate de montanhista, que pediu ajuda através do equipamento
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um montanhista perdido foi salvo na terça-feira (05/09) em um parque nacional no Alasca graças a espectadores atentos que assistiam a uma transmissão ao vivo de uma câmera destinada a filmar ursos-pardos.
Perdido na montanha Dumpling, o andarilho se dirigiu à câmera e disse coisas como "perdido" e "me ajude".
Os guardas florestais do parque nacional Katmai foram alertados sobre o homem e conseguiram resgatá-lo.
O parque é um dos mais remotos dos Estados Unidos, acessível apenas por avião ou barco.
Por volta das 15h15 no horário local, amantes de ursos estavam acompanhando a câmera ao vivo na montanha Dumpling no Explore.org —um canal de documentários e rede de câmeras ao vivo na natureza—, quando um espectador comentou online: "Há alguém angustiado na câmera ."
A câmera não reproduz áudio, mas os espectadores entenderam, através da leitura labial, que o montanhista estava pedindo ajuda.
O Explore.org também disse à BBC que o homem "fez um sinal de negativo com o polegar".
Não há rede de celular disponível na montanha e nem no parque.
Os espectadores entraram em contato com a equipe do Explore.org, que conseguiu entrar em contato com o Serviço Nacional de Parques.
Um moderador da página disse aos internautas que avisaram da situação: "Obrigado aos espectadores por nos informar. O Explore está ciente e pode entrar em contato com Katmai. Eles também estão acompanhando as imagens."
"O parque enviou uma equipe de busca para encontrar o montanhista, que foi resgatado em condições de pouca visibilidade por conta do vento e chuva", disse Cynthia Hernandez, porta-voz do Serviço Nacional de Parques, em comunicado à BBC.
Os guardas do parque encontraram o montanhista às 18h48, no horário local, que estava "ileso e foi trazido de volta à segurança".
A audiência das câmeras de ursos do Alasca aumenta na véspera da Fat Bear Week ("Semana do Urso Gordo", em tradução livre), que este ano acontece no início de outubro.
A Fat Bear Week é um concurso online popular realizado pelo parque nacional Katmai que coroa um urso como o mais guloso de todos, em um período que os animais estão se alimentando de salmão antes da hibernação.
Com sete câmeras espalhadas pelo parque, é comum as pessoas sintonizarem nos locais de pesca dos ursos.
Mas o montanhista resgatado teve sorte que havia pessoas observando a tundra alpina da montanha de Dumpling Mountain —um local menos popular e que estava envolto em neblina quando ele buscou ajuda.