Centro de prevenções de doenças dos EUA pede que pessoas parem de beijar tartarugas
Surto de salmonela atinge 11 estados do país
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um surto de salmonela tem afetado ao menos 11 estados dos Estados Unidos com 26 pessoas infectadas. E o motivo, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, tem a ver com beijos que as pessoas têm dado em tartarugas.
Segundo o Washington Post, das 26 pessoas, nove delas acabaram hospitalizadas em casos mais graves. Tartarugas com cascos com menos de dez centímetros de comprimento são uma fonte conhecida de doenças, conforme nota divulgada pelo órgão.
Só nos Estados Unidos, por ano são registrados mais de 26 mil casos pela bactéria salmonela. Ela pode ser contraída por meio de ingestão de alimentos como massa de biscoito crua, farinha e carne, mas também pelo contato com animais e pessoas.
Os sintomas incluem diarreia, febre, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e dores de cabeça e podem perdurar por até sete dias.
"As tartarugas de estimação não são recomendadas para crianças menores de cinco anos, adultos com 65 anos ou mais ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Essas pessoas têm maior probabilidade de contrair doenças graves causadas por germes que as tartarugas podem carregar", disse o Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
As tartarugas podem liberar salmonela em seus excrementos e, com mais tempo, essa bactéria fica alojada nas conchas ou pele. Portanto, um beijo pode transmitir a doença a alguma pessoa.
Além das tararugas, galinhas, patos e sapos são particularmente de alto risco para essa transmissão.