Brasileiro quebra recorde de olhos mais esbugalhados do mundo; veja vídeo
Tio Chico Brasil entrou para o Guiness World Records com projeção de 18,2 mm
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O brasileiro Sidney de Carvalho Mesquita, também conhecido como Tio Chico Brasil, é o homem com os olhos mais esbugalhados do mundo, segundo o Guiness World Records.
Sidney entrou para a edição de 2023 do Livro dos Recordes. Ele consegue projetar seu globo ocular 18,2 milímetros, considerada a maior distância de deslocamento masculino para fora da órbita ocular.
O recorde foi comprovado em janeiro, mas ele só entrou oficialmente para a edição do livro em outubro de 2022.
Ao Guiness, Sidney explica que descobriu seu talento aos nove anos. Quando criança, gostava de fazer caretas no espelho e, ao fazer isso, percebeu que seus olhos ficavam mais esbugalhados que os das outras pessoas.
Ele mostrou a habilidade a seus pais e amigos, que ficaram impressionados. Em um primeiro momento, seus familiares desconfiaram de que poderia ser sintoma de uma doença, mas era apenas um talento diferenciado.
Ao projetar os olhos, explica ao Guiness, ele para de enxergar por alguns segundos até que os olhos voltem a focar. Sidney consegue manter os olhos projetados para fora do globo de 20 a 30 segundos.
Os olhos não podem ficar expostos por muito tempo, porque começam a secar. Sidney diz que a sensação não é de dor, mas de ressecamento caso segure os olhos esbugalhados por muito tempo. Por isso, usa colírios.
Sidney participa de eventos, no qual demonstra sua habilidade. Ele também é baterista, DJ, faz cosplay e tem uma empresa de delivery de hambúrguer. Ao entrar no Guiness, ele disse não ter "palavras para descrever tamanha felicidade".
O recorde feminino é de Kim Goodman, uma norte-americana que consegue projetar os olhos 12 milímetros para fora. Seu recorde foi medido em 2007.