Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Pode parecer que o húngaro András Arató, 76, não está muito satisfeito com a escolha de São Paulo como destino turístico, mas não é necessariamente o caso. Isso porque ele é conhecido desde 2011 pelo meme "rindo de nervoso", após uma série de fotos em que parece forçar o sorriso.
Arató, que se apresenta nas redes sociais como "Hide the Pain Harold" (algo como Harold que esconde a dor), tem publicado fotos de seus passeios pela capital paulista. Nesta sexta-feira (17), por exemplo, ele visitou o bairro da Liberdade.
Antes, ele já havia passado pelo parque Ibirapuera, visitado o estádio do Pacaembu e tomado um chope em um bar não identificado. "Dias difíceis em São Paulo", brincou na legenda da foto.
Engenheiro eletricista de formação, o húngaro ganhou fama em 2011, segundo o site Know Your Meme, quando fotos que ele fez para um banco de imagens passaram a circular na internet. Nelas, Arató aparece em diversas situações, mas o que mais chamou a atenção da internet foi que o sorriso dele parecia contradizer a expressão dos olhos, viralizando como os memes.
Arató surfou na onda e passou a participar de eventos e programas de televisão, chegando até a fazer um TedxTalk sobre sua história. Apesar da cara aparentemente triste, o húngaro diz que isso não tem nada a ver com ele. "Na verdade, me considero bem feliz", disse em entrevista ao jornal britânico The Guardian em 2019.