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Descrição de chapéu Aeroin

Passageiro não foi atingido por pá da hélice porque mudou de assento no voo

Avião estava pousando em aeroporto quando foi atingido por uma ave

Companhia aérea FlyAirlink - Instagram/fly_airlink

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Murilo Basseto

Um mês atrás, acompanhamos o incidente em que uma pá da hélice de um avião penetrou sua fuselagem após ter sido quebrada em uma colisão com uma ave. Na ocasião, a pá atravessou o espaço de todos os assentos da fileira número três até quebrar uma janela no lado oposto da fuselagem.

Agora, a Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA) publicou seu primeiro relatório (Relatório Preliminar) sobre a investigação do caso, apresentando os detalhes já levantados até aqui.

Segundo o relato oficial, em que alguns trechos foram reproduzidos pelo The Aviation Herald, o avião Jetstream JS-41 de matrícula ZS-NRJ, da companhia Airlink, da África do Sul, atingiu um Kori Bustard, uma ave de 1 metro a 1,35 metro de altura (um porte ligeiramente maior que a Seriema, de 0,9 metro, bastante conhecida aqui no Brasil).

A colisão ocorreu quando o avião estava pousando pela pista oito do aeroporto de Venetia Mine, e o pássaro atingiu a hélice direita, fazendo com que uma das cinco pás se separasse e penetrasse na cabine.

A SACAA relata que no momento do incidente a aeronave estava a uma velocidade de 104,6 nós (cerca de 193 km/h) e as hélices estavam na configuração de empuxo reverso. A ave havia voado da área gramada ao lado da pista do lado direito.

A aeronave começou a vibrar intensamente devido ao desbalanceamento pela perda de uma pá de hélice e o motor apresentou superaquecimento. Enquanto desacelerava a aeronave na pista, os pilotos desligaram o motor afetado. Devido às fortes vibrações, vários componentes do motor também sofreram danos.

A SACAA declarou: "O acidente foi de natureza não fatal porque nenhuma pessoa estava sentada na fileira de assentos número três durante o acidente. O tripulante de cabine informou que o passageiro que estava sentado na fileira três, lá colocado antes da decolagem para fins de peso e balanceamento, desocupou o assento durante o voo para sentar em um dos assentos vazios na parte traseira da aeronave."