Dinamarca entra para o Guinness Book com maior castelo de areia do mundo
Construção tem 21,16 metros de altura e foram usados 4,8 toneladas de areia
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um castelo de areia construído em Blokhus, no noroeste da Dinamarca, entrou para o Guinness Book como o mais alto do mundo, na última sexta-feira (2). A construção tem 21,16 metros de altura e foram usados 4,8 toneladas de areia.
O projeto é 3,5 metros mais alto do que a estrutura recordista anterior do recorde, feita em 2019 na Alemanha, que tinha 17,66 metros. O idealizador do maior castelo de areia do mundo é o artista holandês Wilfred Stijger.
No topo do castelo, Stijger colocou uma réplica do coronavírus como uma coroa. Segundo ele, é para mostrar como o vírus está “comandando nosso mundo” e ditando os passos da humanidade.
O castelo de areia foi construído em triângulo para não desabar, e uma estrutura de madeira foi erguida ao seu redor para que cerca de 30 artistas pudessem cortar as figuras na areia.
A areia usada na construção do castelo tem 10% de argila para que grude melhor. Depois de pronto, também foi colocada uma camada extra de cola para que ele dure a maior parte do inverno.
O recorde mundial do Guinness foi medido por um agrimensor autorizado e assinado por testemunhas, e estará na próxima edição do livro. O Festival de Escultura em Areia em Blokhus acontece todos os verões.