Você viu?
Descrição de chapéu

Como foto de queijo ajudou polícia a prender traficante no Reino Unido

Foto que 'entregou' o traficante à polícia - Merseyside Police/BBC News Brasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

BBC News Brasil

Um traficante foi localizado pela polícia e preso no Reino Unido após compartilhar uma foto de um queijo. Carl Stewart, de 39 anos, foi identificado por meio de suas impressões digitais depois que a polícia analisou a imagem que ele postou em um bate-papo online.

Ele foi condenado a 13 anos de cadeia e seis meses após admitir traficar heroína, cocaína e MDMA na cidade de Liverpool. Stewart postou uma foto de um queijo Stilton no serviço de mensagens criptografadas EncroChat, que foi hackeado pela polícia.

Um delegado disse que "seu amor pelo queijo Stilton" acabou levando o traficante à prisão, depois que sua palma e suas impressões digitais foram analisadas e foi estabelecido que elas pertenciam a Stewart.

O EncroChat, um serviço de mensagens instantâneas para celulares, é conhecido por ser um "mercado de criminosos" usado por 60 mil pessoas em todo o mundo para crimes como distribuição de bens ilícitos, lavagem de dinheiro e até conspiração para assassinatos, segundo autoridades britânicas.

O oficial Lee Wilkinson, da polícia de Merseyside, disse que o traficante atendia pelo nome de Toffeeforce e estava envolvido no fornecimento de grandes quantidades de drogas.

Carl Stewart foi condenado a 13 anos de cadeia - Merseyside Police/BBC News Brasil