Um casal de turistas franceses, que estava passando as férias na Sardenha, na Itália, foi preso por ter tentado embarcar dezenas de quilos de areia branca das famosas praias da ilha italiana. A história foi publicada pelo jornal Corriere della Sera.
A areia estava sendo transportada em garrafas de plástico e foi descoberta pela polícia aduaneira durante um controle, quando os franceses se preparavam para embarcar em uma balsa para Toulon, cidade portuária no sul da França. A areia vinha da praia de Chia, uma das “mais lindas do país”, segundo a imprensa local.
Os turistas alegaram que queriam trazer uma “lembrança” das férias, mas as autoridades italianas explicaram que é ilegal retirar areia das praias. Na Sardenha, como a areia tem um papel importante no ecossistema, ela é considerada como um “bem de utilidade pública”. O delito pode ser punido com penas que vão de um a seis anos de prisão.
CRESCE VENDA ILEGAL DE AREIA, PEDRAS E CONCHAS
O comércio ilegal de areia, pedras e conchas cresceu nos últimos anos, segundo o jornal italiano. Durante o verão, os turistas, principalmente alemães e escandinavos, recolhem a areia branca das praias e revendem na internet, muitas vezes cobrando “caro” pelo produto. Na França, o código do Meio Ambiente também proíbe essa prática com multas que podem chegar a € 1.500 (cerca de R$ 6.600).