Como uma garrafa abandonada nas Ilhas Canárias, Jean-Jacques Savin cruzou o oceano Atlântico e foi parar no Caribe. O aventureiro –que apesar dos 72 anos, tem ousadia de garoto– foi o primeiro a fazer a travessia a bordo de um tonel, levado apenas pela força das correntes marítimas e dos ventos.
O equipamento, especialmente concebido para a proeza, tem apenas dois metros de altura e uma área de 6 metros quadrados –um desafio e tanto para quem passou 127 dias em uma viagem solitária. Savin partiu de El Hierro, na Espanha, e desembarcou no norte de Porto Rico. Ele se inspirou na façanha de seu conterrâneo Alain Bombard, que há quase 70 anos tentou reproduzir a experiência de um náufrago e se lançou no mar praticamente sem infraestrutura.
"Foi uma comunhão comigo mesmo e com a natureza. Pude me esvaziar durante quatro meses e gostaria que o Atlântico fosse ainda mais extenso e o trajeto fosse de 7.000 quilômetros, e não 5.500, porque foi uma plenitude. Foi fabuloso", conta o marinheiro e ex-militar paraquedista, em entrevista à RFI.
Sujeita aos caprichos da natureza, a aventura durou um mês a mais do que o previsto –o que significa que o francês ficou sem mantimentos. Ele capturou muitos peixes ao longo do trajeto, mas os equipamentos para pesca também terminaram. O projeto só não foi abortado porque dois navios pararam para dar alimentos a Savin.
NA SOLIDÃO, AMIZADE É COM CARDUMES
No caminho, apreciou como poucos a biodiversidade marinha e a experiência de viver ao lado dos peixes. "Eu tinha quatro janelinhas e a tampa do tonel, como se fosse um imenso aquário, que era a minha televisão. Pude ver uma baleia, tartarugas, duas baleias jubarte e o tonel até foi atacado por um tubarão. Mas o que mais vou lembrar é dos cardumes de pequenos peixes que me acompanharam durante dois meses, cada um", relembra o francês.
"É nesses momentos que a natureza dialoga com você. A cada vez que eu saía para limpar o casco do tonel das algas, os peixes ficavam com medo, no início. Mas, logo, eles perceberam que a limpeza trazia comida para eles e vinham direto na minha mão. Era uma alegria, uma felicidade para eles."
A comunhão com seus "amigos peixes" foi tal que, ao ser resgatado por um petroleiro americano, no fim da viagem, Savin saltou novamente à água para dizer adeus aos companheiros de viagem. "A gente acaba se apegando a qualquer coisa, quando não tem nada em volta e a comunicação com o exterior é tão limitada", indica.
"Mas o que mais me fez falta foi não ter encontrado nenhuma sereia. Poderíamos ter passado uma boa noite", brinca o marinheiro, que ao ser perguntado sobre se a idade não foi uma barreira, respondeu que ela "é apenas um número". "Idade é um estado de espírito."
SEM TEMPO PARA TÉDIO
Ao contrário do que possa parecer, Savin garante: não teve um único momento de tédio. Mais de 25 mil fãs acompanharam a travessia pelas redes sociais, possível graças ao telefone por satélite pelo qual o ex-militar se comunicava com a equipe de apoio em terra firme.
"Os dias passam super rápido. A contemplação é simplesmente magnífica. Todos os dias, o nascer e o pôr do sol são diferentes, o mar está sempre mudando", frisa. “É um prazer incrível poder nadar com 6.000 metros de profundidade abaixo dos seus pés. Você está no meio daquele imenso azul, que te embebeda."
TEMPESTADE MOSTRA QUE "TUDO PASSA"
Em todo o trajeto, Savin só enfrentou uma noite de tempestade em alto mar. O tonel se virou três vezes de lado, mas acabou retornando à posição correta, sempre na superfície. Muito mais do que um susto, para o aventureiro francês, a experiência reforçou a lição de que "tudo passa" na vida.
"Ninguém se acostuma com uma tempestade. É um momento que é bastante singular. Também peguei ventos de 70 km/h”, relata. "Passar por isso é difícil, mas depois voltam os ventos mais tranquilos, de 40 ou 50 km/h, e tudo fica bem. Você sabe que vai passar e fica sereno. Uma tempestade ou uma depressão duram isso: uma noite, ou várias horas."
A experiência de Jean Jacques Savin vai virar um livro e, já no ano que vem, ele planeja voltar ao mar –ainda não decidiu se para o Atlântico norte ou o Pacífico.