BBB 25: Diego Hypolito repreende Edilberto sobre uso de termo 'denegrir': 'Nunca mais fale'
Ex-ginasta explicou que palavra não tem sido mais usada por ser considerada uma expressão ofensiva
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Durante uma conversa na tarde desta quarta-feira (15) no BBB 25, Diego Hypolito chamou a atenção de Edilberto pelo uso do termo "denegrir". A fala do ex-ginasta ao artista circense vem repercutindo nas redes sociais.
"Não tive nenhuma intenção de magoar ou de denegrir, de forma alguma. Eu só expressei para criar a dinâmica…", dizia Edilberto, quando foi interrompido por Diego.
"Desculpa, denegrir é uma palavra que não se fala. É uma super ofensa, por sinal. Você pode dizer diminuir, mas denegrir jamais. Isso é uma questão de etnia, de raça. Nunca mais fale isso", disse Diego ao brother.
Edilberto pediu desculpas e disse que não sabia que o termo era considerado ofensivo: "Juro por Deus que eu não sabia". Joselma, que ouvia a conversa, também confessou não conhecer o significado. "Estou aqui para aprender com vocês", disse ela.
"Denegrir" entrou em desuso por ser considerada uma expressão de cunho racista. Apesar de a origem da palavra não sugerir uma forma de preconceito, a explicação pode se dar pela associação de seus dois significados: "tornar escuro" e "manchar a reputação".
O primeiro, de origem da língua latina, tem sentido literal, e o segundo tem sentido figurado. A junção dos dois significados faz surgir a ideia de que tornar algo escuro (ou negro) é algo negativo, que deve ser evitado, o que sugere a ligação de pessoas negras como ruins.