Televisão
Descrição de chapéu Checamos

Guga Chacra não chorou ao vivo com vitória de Trump nas eleições dos EUA

Vídeo original é de 2020 e mostra comentarista emocionado com efeitos do coronavírus

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

É falso que o comentarista da GloboNews Guga Chacra tenha chorado em programa ao vivo ao falar da vitória do republicano Donald Trump na corrida presidencial norte-americana. O vídeo usado em posts mentirosos com legendas como "Imagens exclusivas mostra (sic) Guga Chacra chorando após vitória avassaladora de Trump" e "Esquerdista vendo que Trump foi eleito novamente presidente dos EUA " é verdadeiro, mas foi tirado de contexto.

Guga Chacra durante cobertura das eleições dos Estados Unidos feita pela Globo em 2024; jornalista teve seu nome envolvido mais uma vez em conteúdos de desinformação - Reprodução/Globoplay

A gravação original é de 15 de março de 2020 e mostra o jornalista no Manhattan Connection, exibido pela GloboNews até novembro de 2020. Quatro dias após a ONU ter declarado a pandemia de Covid-19, Chacra comentava a possibilidade de lockdown e temia que o coronavírus se espalhasse. "É muito triste tudo isso. Eu estava falando com o Caio [Blinder], dá até vontade de chorar", afirma ele, emocionado.

Como o jornal O Estado de S. Paulo mostrou, desinformadores já tinham usado o mesmo vídeo em novembro de 2020 para dizer que Chacra teria chorado por causa de uma possível eleição de Trump naquele ano —diferentemente de agora, quem venceu daquela vez foi o democrata Joe Biden. Em 2023, posts com o trecho do jornalista emocionado mentiam ao dizer que o motivo era a eleição de Javier Milei na Argentina.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha

Checamos

É um projeto dedicado ao combate da desinformação nas redes sociais patrocinado pela Philip Morris Brasil.