Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Os telespectadores insatisfeitos de "Mania de Você" resolveram tomar uma atitude para tentar mudar os rumos da novela da Globo. Por meio de mobilizações e abaixo-assinados, eles tentam convencer o autor João Emanuel Carneiro a modificar a trama, que patina na audiência desde a estreia.
Uma petição online foi criada para que a emissora fizesse das personagens Diana (Vanessa Bueno) e Fátima (Mariana Santos) um casal lésbico. Até o momento, tem 830 assinaturas; o objetivo é chegar a mil.
Na trama, as duas são vizinhas e grandes amigas. Fátima vive uma relação abusiva com Robson (Eriberto Leão), que a despreza e a humilha. Ele, inclusive, já deu em cima da amiga da esposa ao longo dos episódios. O povo gosta de vê-las se apoiando mutuamente e pede para que a relação de amizade evolua para um amor romântico.
Outro abaixo-assinado pede para que o autor mate o personagem Rudá, vivido por Nicolas Prattes. Em dois dias no ar, a petição pública conta com cerca de 2.900 assinaturas —mais da metade da meta, de 5 mil. A justificativa para a ideia é de que o caiçara não agrega em nada na novela, além de ser alvo da obsessão cega de Luma (Agatha Moreira).
A emissora está preocupada com os índices de audiência da novela. Para estancar a baixa aceitação do público, os roteiros foram alterados para evitar temas polêmicos. O personagem do ator português Paulo Rocha deixará de ter uma relação com a sobrinha, Bruna (Duda Batsow).
Desde sua estreia, em setembro, "Mania de Você" tem 21,4 pontos de média na Grande São Paulo. São quatro pontos a menos que o remake de "Renascer", que fechou com 25,5 pontos na capital paulista. Com o índice, até aqui, trata-se da pior audiência da história do horário das nove, superando até o fracasso de "Um Lugar ao Sol" (2021), que marcou 22 pontos.