Silvio Santos: Record adia estreia de nova programação aos domingos por causa de morte
Emissora, hoje de Edir Macedo, foi primeira TV controlada pelo apresentador a partir de 1972
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Record adiou a estreia de sua nova programação dos domingos, que estrearia neste domingo (18). O motivo foi a morte do apresentador Silvio Santos, 93, na manhã deste sábado (17). A informação foi confirmada ao F5 em nota enviada.
Com isso, os programas Domingo Record, comandado por Rachel Sheherazade; e Acerte ou Caia!, de Tom Cavalcante, irão ao ar a partir do próximo dia 25. O adiamento é uma forma de homenagem à Silvio, que tinha uma história íntima com a Record.
Em 1972, pouco depois de ter renovado contrato por mais cinco anos com a Globo após uma briga, Silvio Santos comprou metade das ações da Record, antes pertencentes ao empresário Pipa Amaral.
Porém, como seu contrato com a Globo lhe impedia de ser acionista de uma emissora concorrente, foi usado um laranja chamado Joaquim Cintra Gordinho, que respondia pela parte do apresentador junto ao sócio Paulo Machado de Carvalho.
A transação só foi revelada em 1976, ano em que Silvio deixou a Globo, gerando uma disputa judicial que deu ganho de causa ao apresentador. Silvio continuou dono da Record até 1989, quando vendeu a emissora para o Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
Em nota, a Record ressaltou a boa relação que Silvio Santos tinha com Edir Macedo. "Sempre querido no meio da comunicação, Silvio Santos teve uma relação de respeito e amizade com o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo. Em 2015, ele fez questão de conhecer o Templo de Salomão, em São Paulo, onde resgatou parte de sua origem judaica", diz o comunicado.
Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, morreu neste sábado (17), aos 93 anos. Também empresário, ele estava internado na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo.
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria", disse o SBT na nota publicada nas redes sociais.
"Para nós, Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em paz, que você sempre será eterno em nossos corações", conclui a nota.