Eliana, Celso Portiolli, Maisa e famosos lamentam morte de Silvio Santos: 'Sempre será o maior'
Apresentador morreu em São Paulo, aos 93 anos, por broncopneumonia após infecção pelo vírus H1N1; ele estava internado desde o início do mês
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Jornalistas, amigos e famosos usaram as redes sociais para prestar homenagens a Silvio Santos, morto neste sábado (17), aos 93 anos. Segundo o hospital, o apresentador morreu às 4h50 em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
Carlos Alberto de Nóbrega, humorista do SBT, postou uma foto ao lado do dono da emissora. "Foram 70 anos de uma amizade e uma saudade que será eterna." O também apresentador Ronnie Von se disse sem palavras. "Descanse em paz, Silvio."
Celso Portiolli, apresentador da casa, afirmou que sua gratidão a Silvio será eterna e que o Brasil perde uma lenda. "Me ensinou a sonhar grande. Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos. Você é e sempre será o maior."
Eliana, que deixou a casa este ano após 15 anos de parceria, o chamou de amado mestre ao postar uma foto em que abraça o comunicador. "É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz.
Ana Maria Braga afirmou que a TV volta a ficar em preto e branco. "Um dia em que perdemos a cor e a alegria. A história da televisão ficará para sempre marcada pelo legado desse grande e único comunicador. Enquanto choramos por aqui a sua partida, certeza que o céu já se encontra em ritmo de festa. Vai com Deus, Silvio Santos."
Maisa, que cresceu em frente às câmeras da emissora, escreveu que Silvio deu asas ao seu sonho, mesmo quando ela ainda tinha cinco anos.
"Ele enxergava coisas que as outras pessoas não viam. Com o Silvio eu me sentia livre pra ser como eu não era em nenhum outro lugar, aprendi a valorizar a plateia, respeitar o público e a fluir com espontaneidade. O Silvio fazia nossa diferença de idade desaparecer por algumas horas naquele palco e isso foi um presente do qual eu só me dei conta aos 10."
A atriz ainda afirmou que, nos bastidores, ele decorava nomes e rostos e distribuía apertos de mãos pelos corredores, e se disse eternamente grata. "As lições eram no palco e nos bastidores e seguem comigo aonde quer que eu vá. Obrigada Silvio, por nos ensinar a importância de transmitir alegria pro povo brasileiro."
Xuxa escreveu ser fã e admiradora do comunicador. "Quero reiterar o respeito pelo artista que ensinou muito, mais muito mesmo, pra todos nós apresentadores e fãs da sua arte. A música 'Silvio Santos vem aí, tarã tarã rã' vai fazer parte de todos nós brasileiros."
Gilberto Gil postou uma foto ao lado de Silvio e afirmou que os domingos nunca mais serão os mesmos. "Descanse em paz."
Ratinho diz que ele foi seu amigo e uma inspiração. "Não era apenas um ícone da televisão; ele era um ser humano incrível, que sempre teve uma palavra amiga e um sorriso para oferecer. Sua generosidade e seu espírito empreendedor deixaram uma marca indelével na vida de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou uma homenagem a Silvio e disse que a morte do dono do SBT marca o fim de uma era na comunicação do país. "Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país."
Larissa Manoela afirmou que vai guardar as memórias, dicas e trocas que teve com o apresentador. "Se hoje sou quem sou foi porque lá trás você também confiou em mim e acreditou na minha entrega e na minha capacidade de ser uma artista melhor."
Fátima Bernardes disse que ele tinha o dom de falar com o público. "De se fazer íntimo. Construiu um império, mas continuava ser o animador de auditório. Meu carinho para família e pro seu imenso público."
Rodrigo Faro falou que Silvio foi sua inspiração para seguir carreira na televisão. "O Brasil perde hoje um dos maiores nomes da televisão brasileira, um gênio da comunicação. Que honra ter conhecido e aprendido com esse grande artista." O apresentador e ator interpretou o dono do SBT em um filme biográfico, previsto para chegar ao cinema em setembro.
Companheiro de longa data no SBT, Raul Gil se emocionou a falar do colega e disse que nunca imaginou o dia de sua morte. "Ele não faleceu, quem faleceu foi o Senor Abravanel. O Silvio Santos não vai morrer nunca, nunca, nunca", falou o apresentador, ao vivo na emissora.
O dramaturgo Walcyr Carrasco definiu o dono do SBT como uma lenda para a televisão e afirmou que ele deixa um legado eterno.
"Ele que, sem dúvida, foi o maior comunicador da história da televisão brasileira. Silvio Santos, descanse em paz e que a luz perpétua o ilumine. Seu legado será eterno. Um abraço forte à família Abravanel, fãs e amigos."
Angélica disse que ele acreditou nela e a incentivou a ser mais do que uma apresentadora, mas uma verdadeira comunicadora. "Ele abriu portas, me deu oportunidades e, por isso, serei eternamente grata. Seu legado viverá para sempre, não só na televisão, mas no coração de todos que tiveram o privilégio de aprender com ele."
"Insubstituível, você ficará na memória de todos", escreveu Marília Gabriela.
Luciano Huck escreveu que Silvio foi o primeiro comunicador a compreender o real tamanho do Brasil e a não ignorar a diversidade da população. "Foi ele quem transformou o domingo em dia de reunião da família, quem fez do sofá o lugar de encontro de gerações de brasileiros. Deixo aqui meu respeito, amizade e carinho à família."
Sergio Mallandro relembrou a ida ao canal em 1981, e falou que encontrou um líder e um professor. "Você foi um segundo pai, obrigado por tudo, te amo."
Gretchen falou que foi um privilégio conviver com o apresentador. "Nenhuma escola, nem livros me ensinariam o que você ensinou com a sua sabedoria. Inesquecível."
Os cantores Dudu Nobre e Thaeme também lamentaram a morte. "O maior se foi, você cumpriu sua missão. Vá com Deus."
O clube de futebol Corinthians também prestou homenagem. "Um dos maiores apresentadores da história do Brasil, Silvio Santos comandou os domingos do SBT por muitas décadas. Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão."
Boninho, diretor de realities show da Globo, disse que Silvio foi o maior profissional de televisão. "Silvio nos divertiu durante muitos anos, com seu humor, sua alegria e paixão em fazer televisão."
A atriz Regiane Alves também postou uma foto do lado de Silvio. "Hoje a TV Brasileira perde um ícone que ficará marcado pra sempre na história dela. Meus sentimentos aos familiares e amigos."
O ator Mauricio Meirelles afirmou que o comunicador foi sua inspiração na carreira e o maior comunicador que o país já teve. "Um dos maiores brasileiros da história. Pra mim, o maior dessa geração. Que Deus abençoe Silvio e toda sua família."