Televisão
Descrição de chapéu Folhajus

Globo e Flamengo brigam no INPI por causa de registro da marca 'O Mais Querido'

Emissora alega ter registrado a marca antes do clube mais popular do Brasil, que questiona

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Gabigol, atacante do Flamengo: clube briga com Globo no INPI por causa da marca 'O Mais Querido' - AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

A Globo e o Flamengo estão travando uma curiosa disputa no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A emissora registrou a marca "O Mais Querido" para usar em um novo projeto que prepara para o Globoplay.

O clube de futebol mais popular do Brasil é nacionalmente conhecido por este "apelido carinhoso'" especialmente desde os anos 1970, e o usa constantemente em campanhas e redes sociais, como um lema com fins de motivação para os seus torcedores.

O F5 teve acesso aos documentos. O registro da Globo pegou de surpresa o Flamengo, que apresentou uma oposição ao registro pedido pela emissora, alegando que já havia feito algo do tipo antes.

Como uma alternativa, o Flamengo registrou a marca "O Mais Querido do Mundo", que também é usada frequentemente. Essa não teve problemas para ser registrada pelo time do Rio de Janeiro.

Outro clube que usa a marca "O Mais Querido" para se identificar com os seus torcedores é o São Paulo, mas o time do Morumbi não apresentou qualquer oposição ao pedido que a Globo fez.

A emissora pretende usar a marca para projetos de dramaturgia que está preparando, segundo apurou a reportagem. Havia a possibilidade do registro, que não havia sido feita por ninguém antes, e isso facilitou.

Procurados pelo F5, Globo, Flamengo e São Paulo, não comentaram o caso. Por enquanto, o Flamengo segue usando a marca O Mais Querido —o que pode vir a mudar no futuro.