Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entrou na Justiça contra o comentarista João Paulo Cappellanes, da Band. Motivo da ação: Cappellanes chamou Ednaldo de "frouxo" na edição do dia 22 de fevereiro do "Jogo Aberto", comandado por Renata Fan.
O F5 teve acesso aos autos do processo, que corre na 1ª Vara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O caso foi levado à Justiça pelos advogados do presidente da CBF em março. Ednaldo denunciou Cappellanes por crimes de calúnia, injúria e difamação. Procurado pelo F5, ele não respondeu aos contatos até a última atualização desta reportagem.
A Justiça já marcou uma audiência de conciliação entre as partes para tentar finalizar o processo. De forma virtual, Ednaldo e Cappellanes vão se encontrar no dia 23 de setembro deste ano.
A fala que irritou Rodrigues aconteceu em fevereiro. Naquele dia, Cappellanes comentou, no Jogo Aberto, o incidente com o ônibus do Fortaleza, atingido por pedras jogadas pela torcida do Sport, antes de um jogo da Copa do Nordeste. Seis pessoas ficaram feridas.
"Dá para esperar alguma coisa da CBF? Que tem um presidente frouxo? Que não tem comando? Que não sabe nada de futebol? Dá para esperar alguma coisa dessa entidade falida moralmente? Não dá, gente", afirmou o jornalista.
Ednaldo, de acordo com o processo, interpretou a palavra "frouxo" como uma ofensa pessoal, que passou do aceitável. Em sua conta no Instagram nesta quinta (27), Cappellanes se defendeu das acusações.
"Presidente Ednaldo, se o senhor ficou chateado, eu lamento. Eu não retiro nada do que eu disse. E o senhor sabe o motivo. Ou o senhor esqueceu que nos deu a sua palavra, do que prometeu para nós, e não cumpriu?", diz Cappellanes, referindo-se a melhorias no calendário do futebol brasileiro.