Televisão

'Nunca fui tão chamada de sonsa na vida', diz Theresa Fonseca, a Mariana de 'Renascer'

Atriz estreou em horário nobre no remake com papel que deu o que falar na versão original

Theresa Fonseca como Mariana em 'Renascer': quase foi advogada e tem tio viciado em versão original da novela - Fabio Rocha/Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Theresa Fonseca, 26, tem muitos desejos para a sua carreira. Mas o principal deles é fazer exatamente o que diz estar realizando agora: uma produção chique. "Um dia quero fazer um filme chique, sabe? Não chique de beleza, mas que você olha e diz: 'Nossa, que chique'. É como 'Renascer'."

Quando diz chique, a atriz paulista se refere a uma produção que tire o telespectador do lugar-comum, que faça ele pensar e refletir. Não dá para não dizer que sua Mariana, uma das protagonistas da atual novela das nove da Globo, não faça isso.

"A questão da Mariana é que a dualidade é uma coisa que irrita as pessoas", avalia ela em conversa com o F5. "A coisa que você mais trata na terapia é o que você não sabe o que é. E você tem momentos que ela está uma pessoa boa, e de repente vira uma pessoa ruim, causa um estranhamento. E as pessoas não acreditam muito."

Para a atriz, Mariana desafia as convenções de seu tempo até os dias de hoje. "A Mariana chega em lugares intocáveis. O romance com José Inocêncio, a relação com o João Pedro... Mas uma coisa eu tenho certeza: é que ela não é ignorada, ela não passa despercebida", brinca.

A tese de Theresa está certa. Como o F5 mostrou nesta semana, o público que participou do grupo de discussão do remake de "Renascer" aprovou a personagem, e elogiou o seu desempenho. Mas Theresa ainda não sentiu muito isso em sua rotina.

"Com o público eu ainda não estou vivenciando muito, por que eu fico aqui nos Estúdios Globo, vou para casa, estudo, gravo e fico assim", conta. "Mas nas vezes em que eu saio na rua, tive uma vida normal. As pessoas param para tirar foto, falam comigo, mas não é uma coisa maluca, fora da realidade. Não fui xingada na rua, por exemplo, mas nunca fui tão chamada de sonsa (risos)."

A carreira de Theresa na televisão é bastante recente. "Renascer" é apenas seu terceiro papel na Globo, após se destacar em "Mar do Sertão" (2022). Theresa também estará em "Guerreiros do Sol", novela que estreia no Globoplay em 2025.

Mesmo paulista, o seu sotaque nordestino impressiona. "A Isadora Cruz, minha amiga e atriz, diz que eu já posso pegar minha certidão de nascimento e rasgar, porque ninguém vai saber que sou paulista (risos)", brinca.

"Mas eu sou boa com sotaque. Se eu ficar escutando muito, eu vou ficar reproduzindo quase inconscientemente. Já faz dois anos que faço sotaque nordestino. Eu nem sei mais como eu falo (risos). Acho que quando passar esse período, vou voltar naturalmente. Eu sou dedicada nesse aspecto", afirma.

Filha de advogados, Theresa começou no teatro sem esperar. "Eu queria fazer direito. Olha que doideira (risos). Meus pais são advogados, e eu achei que aquilo era para mim. Fui fazer prova na faculdade que eles fizera, e comecei a chorar no meio da prova. E realmente não era, né?", revela.

"Depois disso, eu fui fazer esses testes vocacionais, porque não sabia muito o que eu queria fazer, e deu para trabalhar com comunicação. Ai eu entrei na faculdade de comunicação e achei também que não é para mim. Pensei: 'Vou para o jornalismo'. Mas aí minha mãe falou para eu ficar, e me matriculou em um curso de teatro para que eu me soltasse, mesmo eu nunca tendo sido tímida na vida", completa.

Até hoje, Theresa sente que era para acontecer daquele jeito. "Quando pisei no teatro, eu pensei no primeiro dia que aquilo era para mim. Olha que doido? Depois, queria largar a faculdade e fazer só isso (risos). Mas eu tive sorte de conhecer as pessoas boas, as pessoas certas, e tudo fluiu", resume.

Mariana quase não foi feita pela atriz. "Eu estava em 'Guerreiros do Sol' quando soube que eu tinha passado para 'Renascer'. E, por uma questão de agenda, quase fiquei de fora. Mas o Rogério Gomes, o Papinha, diretor de 'Guerreiros', deu um jeito e estou aqui. Tudo conspirou, sabe?", comemora.

Era pra ser. E que bom, porque teria gente frustrada na família dela se o papel tivesse ido para outra pessoa. "Eu tenho um tio que assistiu seis vezes a 'Renascer'", conta ela, que recebeu diversas orientações do parente sobre os rumos da personagem.

"Ele me deu cada spoiler sobre o que vai acontecer... Ele me falou muita coisa, que vou fazer milhões de coisas, vou para tal lugar", lembra. "Se ele estiver certo, ainda vem muita coisa para aí (risos). Mas eu quero entender mais a Mariana. Algumas vezes, ela é tão dúbia, que eu não vejo um caminho óbvio. Sempre pode ser tudo. E eu quero dar a maior verdade possível."