RedeTV! muda linha editorial, se aproxima do governo Lula e surpreende até apoiadores
Vice-presidente ainda apoia publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro; emissora diz que pratica jornalismo imparcial
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Na última terça (27), a RedeTV! exibiu uma entrevista exclusiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita pelo jornalista Kennedy Alencar. A conversa foi a apoteose de uma relação mais próxima que tem acontecido entre as partes desde o início do atual governo, em janeiro de 2023.
De todas as grandes redes de televisão do Brasil, a RedeTV! foi uma das que mais mostrou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante a pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2021, uma reportagem defendia que o uso da ivermectina, para combater a doença, era recomendado. Bolsonaro defendia o uso do remédio contra a doença.
Além disso, a emissora também tinha no seu casting o apresentador Sikêra Jr, apoiador de Bolsonaro até os dias de hoje. Assim que Lula assumiu, a RedeTV! rescindiu o contrato de Sikêra.
Outra providência da RedeTV! pós Lula foi a recontratação de Kennedy Alencar, que tem boa relação com o PT, para ter um programa. Além de apresentador, Kennedy virou conselheiro editorial da presidência da RedeTV! e diretor da sucursal de Brasília.
O objetivo era claro: usar o bom trânsito de Kennedy para melhorar a imagem com o governo. Isso aconteceu, e a prova foi Lula ter aceitado dar uma entrevista exclusiva, algo raro.
A entrevista não teve grandes embates, e Kennedy foi afagado por Lula. "É sempre um enorme prazer conversar e encontrar com você", disse. Kennedy agradeceu o elogio e afirmou que tinha "respeito e admiração" por ele.
A atual linha em telejornais também evita ser crítica ao governo, e tem mostrado feitos do governo Lula. Membros do PT que conversaram com a reportagem reconheceram, surpresos até, que a RedeTV! "não é mais aquela" da época de Bolsonaro.
O que não tem mudado é a opinião pessoal dos donos da TV. Em suas redes sociais, Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, defende Jair Bolsonaro e continua a dizer que é apoiador do ex-presidente, ainda que de forma mais comedida do que já fez antes.
Procurada pelo F5, a RedeTV! diz que faz um jornalismo imparcial, e que não houve grandes mudanças em sua linha editorial recentemente. A RedeTV! também diz que Kennedy Alencar já entrevistou Lula em fevereiro de 2023.
"A linha editorial da RedeTV! é apartidária, plural e equilibrada. A emissora não faz pautas positivas ou negativas sobre governos, empresas e pessoas. Faz jornalismo. A entrevista com o presidente da República tem relevância jornalística e interesse público, como comprovou a enorme repercussão nos veículos de comunicação do país, inclusive na própria Folha de S.Paulo. A linha editorial da RedeTV! está em sintonia com o pensamento dos acionistas de que o jornalismo isento fortalece a democracia e permite ao cidadão se informar bem e formar a própria opinião", diz a nota da empresa.
Erramos: o texto foi alterado
Na entrevista com o presidente Lula, o jornalista Kennedy Alencar disse que tem "respeito e admiração" por Lula, e não "carinho e admiração", como afirmado em versão anterior deste texto.