Televisão
Descrição de chapéu YouTube internet

Globo contrata influencers de futebol para bombar páginas de esporte na internet

Emissora fez parceria com produtores independentes para tentar atrair um público mais jovem

Lucas Gutierrez: linguagem do apresentador inspira Globo a ir atrás de influenciadores para bombar redes - João Miguel Júnior nov.22/Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

A Globo está próxima de fechar um acordo com influenciadores digitais populares na internet e produtores independentes para distribuir conteúdo feito por eles em suas plataformas esportivas. O objetivo é alavancar os números e o engajamento de páginas oficiais, especialmente o canal do Globo Esporte no YouTube, que conta com 3,5 milhões de inscritos. A página oficial do Instagram também será usada.

A emissora também procurou empresas que cuidam de conteúdo esportivo com grande repercussão nas redes sociais. A ideia é uma parceria que seja um "ganha/ganha". Os influenciadores ganham a exposição da Globo e toda a estrutura da maior empresa de comunicação do país, e a Globo deixa seu conteúdo mais moderno para atrair um público jovem.

A expectativa é que o novo projeto comece já no mês de agosto. A definição ainda não foi feita porque as negociações, em estágio avançado, ainda não foram assinadas em contrato. Outra indefinição será a linguagem —o que pode ou não pode ser dito. A Globo tem preocupação com linguajar e com marcas que possam aparecer sem aprovação.

Nos bastidores da emissora, chegou a circular a informação de que a empresa iria agenciar comercialmente esses influenciadores, captando patrocinadores e dividindo os valores. Isso, no entanto, não foi cogitado. A grande maioria dos convidados já tem agências e empresários que cuidam de seus trabalhos.

Mesmo assim, a Globo pretende vender esses novos conteúdos para anunciantes que desejem participar do projeto. Os influenciadores convidados são ligados a clubes e donos de canais do YouTube que têm mais de 500 mil inscritos ou pelo menos 100 mil seguidores no Instagram.

Procurada pelo F5, a Globo confirmou a informação. "O ge está fechando parcerias com produtores de conteúdo independente", diz nota enviada pela empresa.

"São parcerias que ampliam o alcance desses parceiros e enriquecem ainda mais a experiência do usuário do ge, com pitadas extras de humor e entretenimento", segue o texto. "Não divulgamos detalhes do modelo de negócio, por confidencialidade de contrato, mas reforçamos que não envolve agenciamento nem divisão de receitas de patrocínio."