Televisão

MTV faz campanha para incentivar Millennials e Geração Z a votarem em eleição dos EUA

Iniciativa +1thevote inclui planos para abrir novas seções eleitorais em universidades

Logos de canais da rede MTV em prédio da empresa em Pasadena, na Califórnia ORG XMIT: FW1 - Fred Prouser-13.jul.2016/Reuters

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Jill Serjeant

Em 1990, Madonna apareceu de biquíni preto e envolta na bandeira dos Estados Unidos para incentivar os espectadores da MTV a votarem nas eleições daquele ano para o Senado norte-americano, como parte da campanha “Rock the Vote”, que misturou cultura pop e política.

Trinta anos depois, quando os Millennials e a Geração Z estão prestes a superar numericamente a geração Baby Boomer em uma eleição presidencial pela primeira vez, a MTV lançou sua campanha de incentivo ao voto mais ambiciosa nesta terça-feira (19), indo além das celebridades para capitalizar o ativismo jovem emergente.

A iniciativa “+1thevote”, que se estenderá por um ano nas várias plataformas de TV, redes sociais e eventos ao vivo da MTV, inclui planos para abrir novas seções eleitorais em universidades, patrocinar bailes de formatura com postos de registro eleitoral e integrar mensagens pró voto em shows.

"Não é preciso olhar além das greves contra a mudança climática, e o que está acontecendo nas ruas, para ver que esta é uma geração engajada", disse Brianna Cayo Cotter, vice-presidente sênior de impacto social da MTV e suas plataformas associadas VH1, CMT e Logo.

"Mas eles têm que votar nesta eleição para pegar essa paixão e transformá-la em poder político. Este é o objetivo desta campanha —como ajudamos jovens que são tão entusiasmados, mas para os quais votar não foi realmente concebido na atualidade”, disse ela.

A campanha é voltada a quem votará pela primeira vez, especialmente os 4 milhões de norte-americanos que farão 18 anos a tempo para a eleição presidencial de 8 de novembro, e almeja fazer da votação uma experiência a ser compartilhada com amigos.

Os Millennials e a Geração Z —aqueles nascidos entre 1981 e 1996 e após 1996, respectivamente— representarão 37% do eleitorado dos EUA, de acordo com um relatório de janeiro do Centro de Pesquisas Pew, superando pela primeira vez a geração nascida entre 1946 e 1964.

A MTV está bem posicionada para chamar sua atenção por ser o canal a cabo não esportivo mais assistido por jovens de 18 a 34 anos do país no horário nobre, segundo dados da consultoria Nielsen.

Os últimos três anos testemunharam uma disparada no ativismo jovem ligado a questões que vão da mudança climática, em parte inspirada pela ativista sueca de 16 anos Greta Thunberg, ao controle de armas, os direitos civis e a imigração.

Mas depois de meses de pesquisa a MTV descobriu que, para as duas gerações que cresceram com internet e smartphones, o processo de se registrar e votar pode parecer complicado.