Televisão
Descrição de chapéu Agora

'O Tempo Não Para' termina em alta com final feliz para Marocas e Samuca e vilões na pior

Nicolas Prattes foi o destaque principal da trama, diz especialista em TV

Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva) terminarão felizes para sempre - Paulo Belote/Globo
São Paulo

Spoiler!

No último capítulo da  história do autor Mario Teixeira, os mocinhos Marocas (Juliana Paiva) e Samuca (Nicolas Prattes) terminarão juntos e felizes depois de todos os perrengues sofridos. Já os vilões como Mariacarla (Regiane Alves) e Betina (Cleo Pires) vão para a prisão.

A novela das sete da Globo, “O Tempo Não Para”, encerra sua trajetória nesta segunda (28) com boa média de audiência: 24 pontos na Grande SP (cada ponto equivale a cerca de 72 mil domicílios). De acordo com o diretor, Leonardo Nogueira, o balanço da trama é mais do que benéfico.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado da história, que desde o início encantou o público. Sentimos que estamos fechando com um saldo muito positivo", afirma o diretor, antes de falar sobre os principais desafios. "Um deles foi conceituar essa história, pensar em como ilustrar da melhor forma. Outro foi toda a complexidade das cenas iniciais da novela. Tinha muito efeito especial e 3D."

Para Nicolas Prattes, o personagem Samuca já figura entre os principais de sua carreira. “Foi melhor do que eu poderia sonhar. O Samuca atingiu todas as idades e eu nunca tinha feito um personagem que tivesse alcançado tanta gente”, revela. O ator torcia por um final feliz com Marocas.

A intérprete da protagonista também queria que Marocas e Samuca fossem felizes para sempre. Antes disso, porém, ela correrá risco de morrer por conta de um vírus que a deixará debilitada.  "Gostei muito do final escolhido. Sempre quis que a Marocas fosse feliz, que ela conseguisse comover um pouco as pessoas para que elas pudessem se perceber mais e mudar o mundo."

E completa: "Abolicionista desde sua época, para Marocas ver seus irmãos negros conquistando um espaço na sociedade também foi de uma felicidade tremenda. A felicidade da Marocas está na realização de todos”, conclui Juliana. 

Destaque como vilã em “O Tempo Não Para”, a atriz Cleo Pires só tem a agradecer pela personagem forte e complexa que interpretou, a megera Betina. Para ela, foi uma surpresa a repercussão que teve com os fãs.

“O público amava odiar a Betina”, diverte-se. “Acho divertido fazer vilãs, elas têm uma liberdade que dá para explorar. Gosto mais ainda quando a personagem é complexa. Betina foi apresentada a mim de uma maneira completamente diferente do que ela se tornou. Hoje se mostra muito dependente desse sentimento obsessivo, que agora já virou raiva e frustração”, define.

Betina deverá ter um final ruim na trama. "Mesmo tendo tudo, ela não sentia que tinha o que era considerado o mais importante. Eu gostaria muito que ela procurasse uma ajuda e finalmente seguisse em frente.”

Especialista em TV, Claudino Mayer achou que a trama de “O Tempo Não Para” teve sucesso por conta da temática diferente que abordou. Para ele, o autor, Mario Teixeira, tem méritos nisso.  “Teixeira retomou em tramas paralelas e centrais elementos da família brasileira.”

“A telenovela deixa marca por tratar de uma temática relevante e desconhecida por parte do público. Ela fez despertar uma curiosidade. O autor foi audacioso ao tratar esse tipo de temática no país em que existe um padrão em se contar historia."

Para ele, o destaque principal foi Nicolas Prattes, com o personagem Samuca. “Esse jovem ator conseguiu transformar sua narrativa e às dos demais personagens. Ele persuadiu o público com seus dramas pessoais."

Confira possíveis finais da trama

  1. Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva)

    Marocas lutará contra um vírus até o final, mas vai se recuperar e encerrará junto com Samuca. Deve ter um bebê.

  2. Betina (Cleo Pires)

    Será desmascarada por Lúcio, que descobrirá que ela matou o irmão dele.

  3. Mariacarla (Regiane Alves) e Lúcio (João Baldasserini)

    A megera vai ser presa, mas conseguirá sair do presídio. Lúcio vai desmascarar Betina.

  4. Dom Sabino (Edson Celulari) e Carmen (Christiane Torloni)

    Terminarão juntos e felizes. Ambos farão as pazes com a ex de Sabino, Agustina (Rosi Campos). Os três devem acabar morando juntos.

  5. Cacílio (Maicon Rodrigues) e Paulina (Carol Macedo)

    Também vão ficar juntos no final, assim como Vanda (Lucy Ramos) e Menelau (David Junior) e Bento (Bruno Montaleone) e Nat (Malu Falangola).

  6. Lalá (Micael Borges)

    Vai se arrepender de todos os crimes. Receberá uma punição e vai virar padre.

  7. Waleska (Carol Castro) e Mateus (Raphael Vianna)

    A oficial da Marinha descobrirá que o amado teve participação no roubo de uma amostra do vírus que afetou Marocas e o largará.

Agora