Ed Sheeran está entre os artistas mais tocados em funerais do Reino Unido; veja a lista completa
Hinos religiosos não constam mais em relatório de empresa britânica
Sai de cena o tradicional, surge o pop: os hinos religiosos foram completamente eliminados da lista das dez músicas mais escolhidas para serem tocadas em funerais. As músicas de Ed Sheeran, 28, e Frank Sinatra, morto em 1998, são as mais populares em funerais do que hinos tradicionais, de acordo com uma nova pesquisa da Co-op Funeralcare, cujos diretores de funeral organizam até 100 mil cerimônias por ano no Reino Unido.
Agora, segundo eles, as pessoas estão rejeitando o funeral tradicionalmente sombrio – com canções como “O Senhor é Meu Pastor” - em substituição a despedidas mais personalizadas. É a a primeira vez desde que a contagem começou a ser feita, de dois em dois anos em 2002, que nenhum hino tradicional chegou ao top 10.
“Supermarket Flowers”, de Ed Sheeran, está na nova lista ocupando o sexto lugar. É um tributo de Sheeran à sua falecida avó, escrita da perspectiva de sua mãe. Junto dela, “My Way”, de Frank Sinatra, novamente chama atenção como favorita. Na oitava posição, surgiu o grupo pop irlandês Westlife com “You Raise Me” na oitava posição.
"O que as pessoas querem mais do que tudo num funeral é uma combinação do pessoal e do familiar", disse o reverendo Jeremy Brooks, membro de um grupo de trabalho de funerais, ao jornal britânico The Guardian. “As letras contemporâneas, a música clássica e as músicas que foram a trilha sonora de nossas vidas são valiosas para ajudar as pessoas a lembrarem-se e se lamentarem”, explica.