Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão internet YouTube

Pesquisa do Ibope diz que YouTube é mais visto que Globo e outras TVs abertas pela 1ª vez

Google divulgou dado em evento para o mercado

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

YouTube é mais visto que Globo e TVs abertas, segundo o Ibope - AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

Uma pesquisa do Kantar Ibope indica que o YouTube já é mais acompanhado pelo público do que a Globo e as outras quatro grandes redes de televisão do país. O dado foi apresentado em um evento do Google para o mercado publicitário nesta quarta (9), no qual a coluna esteve presente.

Procuradas, as redes de TV não comentaram os dados. A pesquisa Target Group Index (TGI), feita sem encomenda do Google e produzida de forma própria para estudo de mercado do instituto, mostra, a partir de respostas de 24 mil brasileiros, que há mais adultos com 18 anos ou mais assistindo ao YouTube durante a semana do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta. Os dados também indicam que o YouTube é a plataforma digital número no Brasil, considerando a mesma faixa de público.

Dados internos do YouTube mostram que, somente em televisores com internet, a plataforma é assistida por 75 milhões de pessoas. Somadas, as emissoras, segundo o dado, são vistas por 73 milhões.

A coluna esteve na sede do Google em São Paulo nesta quarta (9) e conversou com Patrícia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina. A executiva afirmou que os números mostram uma democratização de conteúdo. Segundo ela, o Brasil é o segundo maior produtor de podcasts em vídeo para o YouTube no mundo.

"Nossa missão é justamente essa. Eu vejo imagens das pessoas carregando a TV da sala para a varanda, para verem o YouTube enquanto comem o churrasco, ou fazem alguma coisa fora de suas casas. É uma revolução, e queremos que o mercado entenda cada vez mais isso", comentou.

Para incrementar números, o YouTube passou a investir em esporte ao vivo. Como já havia antecipado a coluna, o Google confirmou a compra de 38 jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027, em negócio feito com a Liga Forte União. A transmissão será da Cazé TV.

Cem por cento das cotas de patrocínio para a transmissão do Brasileirão já foram fechadas. Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald's, PagBank, Stellantis e Unilever serão os anunciantes de 2025.

"Nós percebemos que havia muita demanda pela continuidade. Essa democratização do futebol, para nós, passa por oferecer transmissões ao vivo de forma gratuita. Nós iremos sempre manter esse caminho, de oferecer gratuidade", comentou Patricia ao ser perguntada sobre o negócio.