Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Possível volta do horário de verão preocupa Globo por causa de nova novela das seis

'Garota do Momento' vai estrear em novembro em momento prejudicial aos números de Ibope

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Pedro Novaes será protagonista de 'Garota do Momento': possível volta do horário de verão preocupa a Globo - Fábio Rocha/Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

A possível volta do horário de verão no Brasil já causa preocupação na Globo. A emissora sabe que não tem como intervir na questão, mas teme que a aprovação da medida prejudique a audiência de seus próximos lançamentos.

O principal deles é o da novela "Garota do Momento", prevista para ir ao ar a partir de novembro no horário das seis, no lugar de "No Rancho Fundo". Tramas que pegam o horário de verão em sua estreia não tiveram um histórico positivo na emissora.

Além disso, a Globo não tem como antecipar ou adiar a estreia prevista, porque o planejamento da estreia já estava definido faz algum tempo. "No Rancho Fundo" já está em reta final de gravações.

Outra preocupação da emissora é como ficará a programação de suas parceiras no Norte e Nordeste, caso essas regiões não entrem no horário de verão, como acontecia até 2019. A empresa entende que mostrar uma programação de forma atrasada para metade do país não é bom, especialmente para as novelas, mas que a chamada "rede fuso" precisaria retornar pelo costume do público local.

Nesses lugares, a Globo mostrava a programação gravada, com uma hora ou mais de atraso. O único programa ao vivo no horário nobre é o Jornal Nacional e as transmissões de futebol ao vivo.

Em meio à seca de proporções históricas no Brasil, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) recomendou ao Ministério de Minas e Energia a volta do horário de verão. A orientação agora será debatida por outros órgãos do governo, mas não será implementada antes do fim do período eleitoral, em 27 de outubro.

O presidente Lula só deve autorizar a volta se um parecer técnico for dado como positivo. O horário de verão foi extinto em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro.