Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Globo convidou Boninho para ser apresentador, mas diretor recusou e pediu para sair

Rodrigo Dourado, que está na emissora desde 2002, assume a diretoria de reality shows da emissora; enquanto isso, Joana Thimoteo vai comandar a transmissão do Carnaval 2025

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Boninho: diretor deixa a Globo depois de 40 anos após recusar proposta para ser apresentador - Instagram/jbboninho

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

A Globo dispensou nesta sexta-feira (13) o diretor J.B de Oliveira, o Boninho, considerado o principal criador dos reality shows da emissora nos últimos 24 anos. Ele deixará a empresa no fim do ano, após 40 anos.

A coluna apurou que foi oferecido a Boninho a possibilidade de ser apresentador da empresa em diversos projetos. No entanto, o diretor recusou a proposta e decidiu não renovar seu contrato, que termina em dezembro.

Em seu lugar, ficará Rodrigo Dourado, que já era seu braço direito na área de reality shows. Dourado começou como editor do BBB na primeira edição do programa, em 2002. Desde a edição 14, ele é diretor-geral da atração. Agora, será o novo diretor de gênero reality show na emissora.

Já a transmissão do Carnaval de 2025 ficará a cargo de Joana Thimotheo, ex-diretora de eventos esportivos e nova diretora do gênero música na Globo. A transmissão também ficava sob a asa de Boninho.

Com isso, Boninho finaliza sua passagem pela direção do núcleo de reality shows e eventos da Globo com o programa Estrela da Casa, que está no ar, e comandando o especial de Roberto Carlos, a ser exibido na programação de final de ano.

Boninho começou a sua carreira aos 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo, e de lá seguiu para a Rádio Globo. Em 1984, estreou na TV Globo com o programa Clip Clip e, a partir daí, dirigiu diversos projetos musicais. Em 1992, foi responsável pela criação e programação do canal Multishow. Participou ainda da criação de quadros de games comandados por Angélica e da implementação de programas de Luciano Huck.

Abaixo a íntegra do comunicado interno assinado por Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo:

Boninho tem história profissional que fala por si.

Desde 1984, quando chegou à Globo, Boninho ajudou a criar e produziu dezenas de programas, shows, especiais e festivais. ‘Clip Clip’ foi o primeiro. Depois vieram os clássicos clipes para o ‘Fantástico’, ‘Hollywood Rock’, ‘Free Jazz’, ‘Rock in Rio’, ‘Especial Amigos’, ‘Show da Virada’, ‘Especial Roberto Carlos’ e "Carnaval Globeleza", entre outros.Foi diretor de programas como ‘TV Colosso’, "Angel Mix", ‘Caldeirão do Huck’, ‘Vídeo Show’, ‘TV Xuxa’, ‘Estrelas’, ‘Tamanho Família’, ‘Domingão do Faustão’, ‘Mais Você’, ‘Encontro com Fátima Bernardes’, ‘É de Casa’ e ‘Caldeirão com Mion’. E foi um dos criadores do canal Multishow.

Nos últimos 25 anos, Boninho liderou o Big Brother Brasil, o que rendeu o apelido de Big Boss. Liderou também os realities ‘No Limite’, ‘Popstar’, ‘The Voice’, ‘Mestre’ do Sabor’ e outros.Showrunner experiente e apaixonado por televisão, Boninho será sempre lembrado como um dos grandes da Globo. Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente. O novo Diretor do Gênero Reality será Rodrigo Dourado.

Com 22 anos de Globo, Dourado é prata da casa e foi formado aqui nos Estúdios pelo próprio Boninho, desde que migrou do Jornalismo.Rodrigo Dourado atua no ‘Big Brother Brasil’ desde a primeira edição e dirige o reality há 20 anos.Profissional experiente e altamente capacitado, Dourado dirigiu também ‘No Limite’, ‘Fama’, ‘Estrelas’, ‘The Voice’, ‘Hipertensão’ e ‘O Jogo’.

A transição na Direção do Gênero Reality começa agora e vai até o final do ano.Boninho, como diretor, ainda conclui a entrega da temporada do Estrela da Casa, em exibição, e o Especial Roberto Carlos.

A direção do Carnaval, que estava com Boninho, passa para o Gênero de Música, com Joana Thimoteo e equipe. O desenvolvimento da nova temporada do BBB, que será exibida a partir de Janeiro de 2025, já fica sob a liderança de Rodrigo Dourado e seu time.

Em nome de toda a equipe dos Estúdios Globo e da TV Globo, eu agradeço ao Boninho pelos anos de parceria e criação conjunta. Também desejo muito sucesso nas novas iniciativas que ele planeja para o futuro. Para o Dourado, desejamos que tenha, como diretor do Gênero Reality, o mesmo sucesso que teve nos programas que liderou até aqui. E, para isso, ele terá o apoio de todos nós.

Abraço,

Amauri Soares