De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

África do Sul elege 1ª candidata surda da história, rumo ao Miss Universo

A modelo Mia Le Roux tem 28 anos e disputa o mundial em 16 de novembro, no México

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

A modelo Mia Le Roux é a Miss África do Sul 2024, rumo ao Miss Universo - Divulgação/Reprodução

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Dias atrás, a África do Sul surpreendeu ao eleger sua candidata para o Miss Universo 2024. Isso porque a modelo Mia Le Roux, 28, é a primeira miss surda a vencer o título nacional e a representar o país em uma disputa mundial.

Nascida em Sasolburgo, na província de Free State, Mia é estudante de marketing e convive com a condição auditiva desde que tem um ano de idade. Em termos médicos, ela foi diagnosticada com "perda auditiva profunda" e viveu com um implante de cóclea durante a maior parte de sua vida. Mesmo assim, a miss consegue se comunicar por meio da fala.

"Eu tenho muito orgulho de ser uma mulher sul-africana surda. Eu sei o que é se sentir excluída, mas graças ao concurso eu pude colocar o meu pé no mundo dos incluídos", disse ela no discurso ao vivo, que a levou à vitória. "Quero construir uma ponte entre esses dois mundos, fazer parcerias com o governo, empresas e qualquer pessoa que possa ajudar os excluídos de serem financeiramente excluídos, para que todo sejam capazes de realizar seus sonhos mais atrevidos, assim como eu estou fazendo esta noite", concluiu.

Mia começa agora a se preparar para o desafio de quebrar um jejum de quatro anos da nação no concurso. Desde 1956, a África do Sul já venceu o Miss Universo três vezes, sendo que a mais recente foi com Zozibini Tunzi, em 2019. Antes dela, conquistaram a coroa Demi-Leigh Nel-Peters, em 2017, e Margaret Gardiner, em 1978.

Um grupo de 30 mulheres participaram da disputa, sendo que 16 semifinalistas foram selecionadas para a final. O evento aconteceu na cidade de na Arena Sun Bet, na cidade de Pretória, que é uma das três capitais sulafricanas, ao lado da Cidade do Cabo e de Blumefontaina.

Mia sucede no trono Natasha Joubert, titular de 2023, e ganhou como prêmios um carro, um valor em dinheiro e um pacote de patrocínios para usufruir durante seu ano de reinado.

De acordo com entrevista do venezuelano Osmel Souza e Raul Rocha Cantú, ambos da direção do Miss Universo, durante um programa da Telemundo, a final da edição 2024 do famoso concurso acontece na noite de sábado, dia 16 de novembro, na Cidade do México - capital mexicana. No dia 14 acontece a etapa preliminar, também na capital mexicana. O início do confinamento das misses, no entanto, ainda não foi revelado —normalmente o período é cerca de duas semanas antes da final.

A 73ª edição do mundial deve bater recorde com mais de 100 candidatas. Quem passa a coroa é a nicaraguense Sheynnis Palacios, 24, eleita em novembro de 2023. Ela estará em São Paulo no dia 19 de setembro para a coroação da Miss Universe Brasil 2024, que será a representante do país neste ano.