Gabriela Prioli supera 15 milhões de acessos nas redes sociais ao combater fake news
Advogada se torna voz relevante ao ser ouvida por jovens nas redes sociais;confira seus números
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma das grandes reivindicações de eleitores para o rumo que os debates eleitorais tomaram, com candidatos falando o que bem entendem, sem apego aos fatos, tem sido a checagem de informações em tempo real.
A prática ainda não ocorre por na mesma tela dos encontros eleitorais entre candidatos, mas já existe em outras conexões, com poucas alternativas confiáveis. Nas redes sociais, uma das principais vozes desse trabalho tem sido a da apresentadora e advogada Gabriela Prioli, que ampliou significativamente a sua relevância neste pleito de 2022, principalmente ao ser ouvida por jovens.
Números que a coluna obteve com exclusividade mostram que nos últimos dois meses, Prioli atingiu mais de 35 milhões de visualizações com conteúdos publicados em suas redes sociais e no Youtube.
É um dos maiores engajamentos das redes, que extrapolam seus mais de 2,3 milhões de seguidores no Instagram, 1,1 milhão no Twitter e quase 1 milhão de inscritos no Youtube.
As informações mostram fôlego de sobra: durante o último debate presidencial, pela Band, no dia 16 de outubro, por exemplo, Gabriela fez uma série de stories com checagem de informações, apontando ao internauta em tempo real o que era verdadeiro ou falso no discurso de cada candidato.
Ao longo deste mês, ela fez outra leva de stories sobre a decisão do TSE de remover fake news de páginas da internet.
Cada storie teve uma média de 300 mil visualizações.
Os números são superlativos também em outros formatos: reels sobre intolerância religiosa e sobre o caso dos bolsonaristas em Aparecida do Norte atingiram 2,9 milhões e 1,6 milhão respectivamente.
PICO
O maior viral da advogada foi uma resposta ao presidente Jair Bolsonaro, que ultrapassou os 15 milhões de acessos, sendo exaustivamente compartilhada.
Somente com reels, Prioli alcançou cerca de 24 milhões de internautas nos últimos dois meses. No mesmo período, foram mais de 10 milhões de visualizações de stories, 4 milhões de internautas que viram seus vídeos entre o primeiro e o segundo turno no Youtube e números ainda não mensurados no Twitter.
Para além das redes, Prioli, grávida do músico Thiago Mansur, está todo sábado à noite na CNN Brasil com o ótimo À Prioli, programa bem produzido e bem editado, com boas entrevistas, que também fica disponível em seu canal no Youtube.
Convém avisar que eventuais esclarecimentos sobre o que for dito no último debate entre Lula e Jair Bolsonaro, promovido na noite desta sexta-feira, 28, pela Globo, não serão em tempo real, pois ela estará voando de Portugal para o Brasil, onde faz questão de votar, neste domingo, 30.