Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Canal Brasil começa a gravar série sobre o Notícias Populares

Confira imagem inédita e elenco do enredo ficcional que resgata o jornal nos anos 1990

Luciana Paes vive Paloma, jornalista do lendário jornal Notícias Populares em série homônima do Canal Brasil - Arthur Costa/Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Já chegou ao set o roteiro que resgata histórias do jornal que coleciona grandes histórias de bastidores ao longo de seus quase 38 anos, o Notícias Populares. O periódico foi produzido pelo Grupo Folha, que edita a Folha de S.Paulo, entre outubro de 1963 e janeiro de 2001.

Criado por André Barcinski e Marcelo Caetano, o enredo resgata os anos 1990, quando o país testava os limites do fim da censura com episódios que hoje soariam surreais, dando ao NP um precioso humor ácido que lhe emprestou aura cult.

A trama acompanha a protagonista Paloma, personagem de Luciana Paes, que recebe a missão de assumir a chefia de reportagem do veículo. E traz à tona algumas das histórias que renderam manchetes ao jornal, como bebês diabólicos, palhaços que roubam órgãos de criancinhas e prostitutas grevistas.

Paloma (Luciana Paes) em reunião de pauta: cenário reproduz televisor da época e parede que remete às famosas pastilhas coloridas originais do prédio da Folha - Arthur Costa/Divulgação

Como mostra a imagem exclusiva trazida pela coluna de uma cena em gravação, o cenário tentar resgatar, ainda que não de modo muito fiel, as famosas pastilhas coloridas que caracterizavam o edifício da Folha na alameda Barão de Limeira, 425, em São Paulo, que abrigava a divertida redação do NP no 5º andar.

O próprio Barcinski, cocriador da série, trabalhou no NP como editor de variedades. Ao lado de Marcelo Caetano, com quem assina "Notícias Populares", fez também a boa "Hit Parade", série lançada em 2021 pelo mesmo Canal Brasil, com enredo que retrata as aberrações da indústria fonográfica nos anos 1980/90.

"São oito episódios que vão acompanhar a descida da Paloma ao coração maravilhoso e cruel do Brasil", resumiu Caetano em reportagem antecipada pela Ilustrada sobre a série. "E isso é interessante no Notícias Populares, ele foi uma forma de falar da loucura que é o país, dos absurdos do cotidiano brasileiro."

A série pretende também contemplar questões que afetam o jornalismo hoje, como as fake news, o politicamente correto e o sensacionalismo, que naquela época encontrou forte concorrência da TV. Bombava no SBT o Aqui Agora, que a emissora de Silvio Santos até tentou ressuscitar por mais de uma ocasião na década de 2010, sem mais encontrar efeito junto à audiência.

"Notícias Populares" é dirigida por Marcelo Caetano e produzida pela Kuarup. Além de Luciana, o elenco conta com Ana Flavia Cavalcanti, Ary França e Rui Ricardo Diaz. Bruna Linzmeyer (Rata) também está na série, sob o crédito de atriz convidada.