Zapping - Cristina Padiglione

Globo fecha o ano com recorde de perdas entre jornalistas

Pelo menos 17 profissionais de vídeo deixaram a emissora por diferentes razões

Monalisa Perrone ( Apresentadora ).

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Globo fecha 2019 com saldo recorde de perdas no time de jornalistas. A coluna contou pelo menos 17 nomes só entre figuras do vídeo. Além dos casos de aposentadoria, como Alexandre Garcia, Sérgio Chapelin, Márcio Canuto, Reginaldo Leme e Sandra Passarinho, houve episódios de conflito profissional, como Dony De Nuccio e Mauro Naves. Para a concorrência, a Globo perdeu André Azeredo (Record), Monalisa Perrone e Philipe Siani (CNN Brasil). Entre os contratos encerrados estão Cris Dias, Glenda Kozlowski, Ivan Moré, Léo Bianchi, Rodrigo Alvarez, Fernando Rocha e Mariana Ferrão.
 

A ESCLARECER

Embora sejam jornalistas e tenham saído da Globo neste ano, Fernando Rocha e Mariana Ferrão não fazem parte das perdas do jornalismo, ou não diretamente, já que o programa dos dois, Bem Estar, havia sido realocado na área de entretenimento poucos meses antes de acabar de vez. 

Mariana Ferrão e Fernando Rocha apresentavam o 'Bem Estar' - Divulgação

CAMPEÕES

O documentário “Democracia em Vertigem”, produção brasileira pré-selecionada entre os finalistas ao Oscar, de Petra Costa, foi o segundo título do gênero mais visto no Brasil em 2019 na Netflix, segundo um ranking divulgado pela plataforma. O 1º lugar ficou com o internacional “Nosso Planeta”.
 

REJEIÇÃO

Em “Éramos Seis”, Candoca (Camila Amado) tenta convencer Justina (Julia Stocker) a receber a irmã, Adelaide (Joana de Verona), que está em Itapetininga. A jovem diz à tia que Adelaide não lhe quer bem, pois a abandonou quando elas ainda eram crianças: a cena vai ao ar a partir desta quinta-feira (2). 

Justina ( Julia Stockler ), Candoca ( Camilla Amado ) e Adelaide ( Joana de Verona ) em Éramos Seis - Victor Pollak/Divulgação

AUDIÊNCIA

5,8 pontos
teve a Hora da Venenosa, quadro de fofocas da Record, no sábado (27), derrotando o especial de fim de ano da menina Maisa, no SBT, que obteve 5,2 pontos no horário (14h30 às 15h01)
 

16 pontos
teve o Fantástico (Globo) no domingo (28), amargando patamar normalmente baixo desta época do ano. O Domingão do Faustão, mesmo com ícones da MPB, chegou a 13,8 pontos
 

A BOA DO DIA

Edu Guedes recebe João Kléber e faz arroz de lentilha e ceviche no menu de Réveillon
RedeTV!, às 10h45

João Kléber visita Edu Guedes no especial de ano novo do cozinheiro na RedeTV! - Divulgação