Audiobook de sucesso que se passa nos anos 1990 ganha versão impressa
'Como Ser um Rock Star' traz a efervescência do rock e o advento da internet
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Traçando um caminho improvável (geralmente é um livro o ponto de partida para um audiobook), o podcaster de sucesso Guga Mafra acaba de lançar a versão impressa de "Como Ser um Rock Star" (R$ 49,90, Ed. Melhoramentos, 267 págs.), história que virou fenômeno na plataforma de áudio e agora estará disponível também na embalagem de papel.
Guga é conhecido por ser criador de um dos podcasts mais ouvidos do país, o Gugacast, uma espécie de talk show em que ele recebe convidados para narrar histórias épicas da realidade, sempre com bom humor e leveza, suas marcas características.
O talento de Guga para fazer fantasia dos temas cotidianos desta vez dá espaço a uma história autobiográfica, que conta a adolescência do autor na Brasília dos anos 1990, época de efervescência do rock nacional, em que ter uma banda de rock era sonho não só do protagonista, mas de muitos jovens anônimos.
Na trama, Gustavo é um adolescente deslocado e cronicamente apaixonado que sonha em ter sua própria banda, vontade que vai dando lugar à realidade ao longo da história. Mesmo assim, Guga prefere dizer que, mais que uma autobiografia ou uma reportagem, trata-se de uma comédia romântica a partir da colcha de retalhos de situações vividas por ele.
"É sobre alguns anos durante a adolescência de um garoto comum no Brasil dos anos 90. Apesar das situações reais, é uma comédia romântica, é para ser apreciado como uma série de TV ou um filme", conta.
E é exatamente em um clima da famosa série de TV "Anos Incríves" que o leitor acaba embarcando ao se deparar com as páginas de "Como Ser um Rock Star". A primeira paixão, o dia a dia da escola, a professora favorita e o advento da internet são elementos explorados na narrativa.
"Acho que a adolescência é muito parecida em várias gerações. Eu tenho alguns leitores que têm a idade que eu tinha na maior parte da história, por volta dos 15, 16 anos, que se identificaram demais... E, ao mesmo tempo, leitores de mais de 30 anos que viveram aquela época e se identificam também", fala ele, que coloca em evidência a descoberta de novas tecnologias ao longo do enredo.
"Eu gosto de dizer que ter uma banda de rock, naquela época em Brasília, era muito parecido com ter um canal do YouTube ou um podcast."
Apesar da trama atemporal, Guga conclui destacando elementos que tornam sua narrativa um registro único em seu tempo e seu espaço. "A internet comercial surge no meio da história do livro. E ela é parte fundamental para o desfecho na história, em uma época em que 'conseguir emprego pela internet' ou 'conhecer pessoas pela internet' era motivo de pauta de reportagens. Isso certamente não seria mais assim."
MAIS VENDIDOS
FICÇÃO
1 "Box - Nórdicos - Os Melhores Contos e Lendas" (Pandorga)
2 "A Paciente Silenciosa" (Record)
3 "A Garota do Lago", de Charlie Donlea (Faro)
4 "A Revolução dos Bichos", de George Orwell (Cia. das Letras)
5 "Corte de Chamas Prateadas", de Sarah J. Mass (Galera)
NÃO FICÇÃO
1 "Vade Mecum 2021 Saraiva" (Saraiva)
2 "Mulheres que Correm com Lobos", de Clarissa Pinkola Estes (Rocco)
3 "Uma Terra Prometida", de Jorio Dauster (Cia. das Letras)
4 "Meditações: O Diário do Imperador Estóico Marco Aurélio" (Temporalis)
5 "Vade Mecum Compacto" (Saraiva)
AUTOAJUDA
1 "Ansiedade", de Augusto Cury (Benvirá)
2 "O Homem Mais Rico da Babilônia", de George S. Clason (Harper Collins)
3 "Minutos De Sabedoria (Simples)", de Carlos Torres Pastorino (Vozes)
4 "A Coragem da Esperança" (Planeta)
5 "O Poder do Subconsciente", de Joseph Murphy (Best Seller)
Fonte: Livrarias Saraiva (de 2 a 8.ago.2021)