Estrela de 'Pantera Negra', Tenoch Huerta nega acusações de assédio sexual
Ator interpreta Namor na franquia do herói e afirma que as declarações 'são erradas e ofensivas'
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Tenoch Huerta, estrela de "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", negou, nesta segunda-feira (12), as acusações de assédio sexual feitas contra ele pela ativista mexicana Elena Ríos. Ela o descreveu como um "predador sexual" em suas redes sociais no fim de semana e afirmou que o ator mexicano a agrediu sexualmente.
"Devo refutar as declarações que são erradas e ofensivas", respondeu Huerta, com declarações em espanhol e inglês em seu Instagram. O ator de "Narcos: México" disse que namorou Rios por vários meses no ano passado. "Foi totalmente consensual em todos os momentos (...) No entanto, depois que acabou, Elena começou a deturpar nossas interações", escreveu ele.
Sua declaração também detalha que ele contratou uma equipe jurídica meses atrás "para iniciar as ações correspondentes (...) para refutar essas acusações irresponsáveis e falsas que podem gerar danos".
Elena Ríos, saxofonista e ativista, dedicou vários tuítes a Huerta e afirmou ter aberto um processo legal. "É muito difícil falar sobre o abuso emocional e abuso de poder de um predador sexual que é amado no mundo por interpretar um personagem em um filme como o Tenoch Huerta", escreveu ela, no sábado (10), nas redes sociais.
"Por que estou atrasada para falar sobre isso? Porque tenho um processo", completou Ríos. "Por que não denunciei? Porque tinha medo de que isso acontecesse: pessoas que se recusam a acreditar que um super-herói é um abusador, manipulador e predador sexual."
Em 2019, Ríos foi vítima de um ataque com ácido que a deixou com cicatrizes no rosto e no corpo, em ocorrido que um ex-deputado mexicano é apontado pelas investigações como o suposto mandante.
O nome do ator virou trending topic no Twitter nesta segunda-feira com comentários divididos em torno das acusações. Huerta, com uma série de papéis na televisão e no cinema, deu um grande salto em Hollywood com seu papel na sequência de "Pantera Negra", no qual interpreta o vilão Namor, que lhe rendeu notoriedade e reconhecimento internacional.