Samoa, ilha da Oceania, proíbe exibição de 'Rocketman' por cenas de sexo gay e drogas
Proibição se deu nesta segunda-feira (10)
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Samoa proibiu a exibição do filme “Rocketman”, que é a cinebiografia do músico britânico Elton John, 72. Segundo o censor da Ilha localizada no Pacífico Sul, a proibição se deu por conta das cenas que retratam a sexualidade do cantor.
O filme foi proibido na semana passada por se chocar com a “cultura (de Samoa) e nossas crenças cristãs”, disse o censor, Leiataua Niuapu Faaui, ao jornal local Samoa Observer, nesta segunda-feira (10).
Dos 200 mil habitantes da ilha, 97% deles são cristãos, e a prática de sexo anal é um crime na ilha.
Estrelado pelo ator Taron Egerton, 29, “Rocketman” acompanha os primeiros passos de Elton John na indústria musical, desde sua infância tocando piano à sua explosão no cenário norte-americano e seu mundo de festas à base de drogas e álcool.
Cenas de sexo gay e de consumo de drogas foram cortadas em uma exibição na Rússia, o que rendeu críticas do cantor e dos realizadores do filme. O título, que recebeu críticas mornas, estreou mundialmente no final de maio.
“Infelizmente, devido a questões de censura, tivemos que cancelar ‘Rocketman’”, informou a Apollo Cinemas, da capital samoana Apia, em sua página de Facebook.