Príncipe Harry não disse em evento que Lula é um 'deus brasileiro'
Vídeo viral nas redes sociais exibe narração que inventa falas do duque de Sussex
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O príncipe Harry, filho de Charles 3º, rei da Inglaterra, não disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado um "deus brasileiro". Diferentemente do que diz um post viral, não há qualquer registro de que o duque de Sussex tenha falado isso.
Como verificado a partir de uma busca reversa de imagem, o post exibe um vídeo verdadeiro, da participação de Harry em um evento em Londres, em 30 de setembro deste ano, mas inventa o que ele teria dito.
Na publicação enganosa, uma voz robotizada diz: "‘Lula é considerado praticamente um deus no Brasil pelo seu grande reconhecimento do povo brasileiro’, afirma o príncipe Harry em uma entrevista no Reino Unido". A narração continua dizendo que Harry teria falado que sua avó, a rainha Elizabeth 2ª, "sempre falava muito bem" do brasileiro. "Geralmente, é um sonho de qualquer pessoa almoçar no palácio e conhecer a rainha, mas vocês podem até não acreditar que foi o sonho da rainha que o Lula fosse ao palácio almoçar e visitar ela [sic]", supostamente Harry teria afirmado.
Mas ele não disse nada disso. Harry é patrono da WellChild, ONG que apoia crianças com problemas graves de saúde e, no dia 30 de setembro, participou de premiação da entidade em Londres. Durante o evento, o príncipe entregou um dos prêmios e discursou, agradecendo às crianças e elogiando seus cuidadores. Em nenhum momento, fez menção a Lula.
O presidente esteve com a rainha Elizabeth 2ª no Palácio de Buckingham em 2006, após convite da então monarca, que estava "encantada" por receber o mandatário e a primeira-dama, Marisa Letícia, como convidados. Na ocasião, Lula ficou três dias hospedado no palácio, que é a residência oficial da família real. Ele e a rainha Elizabeth também se encontraram em 2009, em reunião em Londres.
VERDADEIRO OU FALSO
Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.