Celebridades

Clipe para Katy Perry, veto nos EUA e política; veja curiosidades de Gretchen, que faz 65 anos

Relembre momentos e a história de vida da 'Rainha dos Memes'; aniversariante desta quarta (29), ela sempre conseguiu se reinventar e se manter sob os holofotes

Gretchen com Chacrinha, como garçonete nos EUA e no vídeo especial de música de Katy Perry; confira mais curiosidades - Reprodução

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Gretchen, a icônica cantora e dançarina também conhecida como a rainha do rebolado —e dos memes—, celebra nesta quarta-feira (29) seus 65 anos de vida. Repleta de momentos marcantes na vida profissional e na pessoal, a artista, musa desde os anos 1980, continua ativa.

Embora sua vida não tenha sido fácil (dentre os baques, a perda de um filho, em 2000), ela nunca deixou a peteca cair e sempre conseguiu se manter ativa. Nascida em 29 de maio de 1959, Maria Odete, a "pessoa física" por trás da dançarina de sucesso, ao longo dos anos teria, segundo reportagens publicadas na imprensa, se casado 18 vezes, embora este número seja contestado por ela, que reconhece cinco.

Um deles, com o empresário português Carlos Marques, foi mostrado mais a fundo no reality show Os Gretchens (2018), inspirado no sucesso americano The Kardashians. O mais recente matrimônio dela é com o músico Esdras de Souza, oficializado em 2020. Eles foram morar na Europa após a dançarina discutir com vizinhos em Belém (PA) e decretar que abandonaria o Brasil. Mas engana-se quem pensa que houve um distanciamento dos brasileiros. As redes sociais fazem com que Gretchen se mantenha mais perto do que nunca.

A internet é, de fato, um grande palco para ela, que costuma conversar com seguidores diariamente e, às vezes, discutir a relação também. Boa parte delas é para defender o filho, o vereador trans Thammy Miranda, de alguma manifestação preconceituosa ou para rebater quem critica suas cirurgias estéticas.

Um acontecimento marcante em sua vida foi em 2017, quando se aproximou de Katy Perry e estrelou vídeo especial de uma música, que no ano seguinte seria cantada pela americana em show em São Paulo. Claro, com participação especial da rainha do rebolado, o que deixou o público extasiado.

Assim como a americana, Gretchen, que começou a carreira bem jovem, com o grupo As Melindrosas, e vendeu muitos discos —15 milhões para ser mais preciso. Ela conseguiu manter uma legião de fãs que a acompanha dos anos 1980 até hoje.

O jeito expansivo e suas caras e bocas povoam a web de gifs, vídeos animados e memes, o que fez despertar a atenção até mesmo do New York Times e da rapper Nicki Minaj, interessada em saber quem era essa pessoa tão divertida e comentada. Um verdadeiro ícone pop.