Toninho Tornado entra na briga com Mani Rego por patente do bordão 'calma, calabreso'
Ex-mulher de Davi pediu registro da expressão, mas humorista reivindica autoria
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O humorista Toninho Tornado, criador do bordão "calma, calabreso", popularizado por Davi no BBB 24, entrou na briga pelo registro da patente da expressão.
Enquanto Davi estava confinado no reality, Mani Rego protocolou pedido de registro do termo "calabreso" através do Instituto Maria Preta, do qual faz parte.
Em comunicado publicado nas redes sociais, Toninho Tornado informou que sua empresa, a Non Stop Produções, apresentou oposição ao pedido protocolado pelo Instituto Maria Preta.
"É notório que o bordão não foi criado pelo integrante do programa e sim replicado conforme o costume de diversos brasileiros devido ao enorme alcance do artista Toninho Tornado", diz o comunicado, escrito pela assessoria jurídica do ator.
"O termo calabreso é utilizado por Toninho Tornado em suas atividades profissionais desde 2018, com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube, 3,9 milhões de seguidores no Instagram e 1,9 milhões no TikTok", diz o texto.
"Diante do protocolo de oposição realizado, a Non Stop Produções aguarda análise do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)."