Celebridades

Marieta Severo relata luta contra câncer: 'Precisei tirar o útero e os ovários'

Atriz vira madrinha de campanha da vacina contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero

Marieta Severo - Reprodução/Instagram

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Marieta Severo, 76, falou pela primeira vez sobre o tratamento um câncer de endométrio. Ela não disse quando foi diagnosticada, mas relatou ter descoberto a doença em um estágio inicial e por causa disse não realizou quimioterapia. "Precisei tirar o útero e os ovários".

A atriz contou que resolveu contar sobre o tumor a pedido do seu oncologista e acabou virando madrinha da campanha Setembro em Flor, do Grupo EVA, que conscientiza para a prevenção dos cinco tipos de tumores ginecológicos. Ela gravou um vídeo sobre a importância de exames preventivos e da vacinação contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero.

"Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram", disse Marieta Severo em entrevista ao jornal O Globo.

Ela ainda afirmou que todas as suas netas e seu neto foram vacinados contra o HPV. "Vacina é vitória da humanidade", conclui.