Celebridades

Yaphet Kotto, vilão de James Bond e ator de 'Alien', morre aos 81 anos

Ator foi primeiro vilão negro da franquia 007 em 1973

Ator Yaphet Kotto em cena de "Com 007 Viva e Deixe Morrer" (1973) - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Los Angeles

AFP

O ator Yaphet Kotto, que ganhou fama nos anos 1970 como vilão da franquia James Bond no filme "Com 007 Viva e Deixe Morrer" (1973) e também por sua participação em "Alien, O Oitavo Passageiro" (1979), faleceu aos 81 anos.

Em um comunicado publicado no Facebook, sua esposa, Sinahon Thessa, descreveu o marido como uma "lenda". "Você interpretou um vilão em alguns de seus filmes, mas para mim você é um verdadeiro herói e para muitas pessoas também", escreveu. O agente Ryan Goldhar confirmou a morte em um email à AFP, mas não revelou a causa do óbito.

Nascido em Nova York, filho de um pai imigrante camaronês e de uma enfermeira do Exército americano, Kotto estreou como ator profissional em 1960 em uma representação teatral da obra de Shakespeare "Otelo" no Harlem.

O ator foi muito elogiado por seus papéis, incluindo o primeiro vilão negro de James Bond --o ditador Dr. Kananga em "Com 007 Viva e Deixe Morrer"--, e recebeu uma indicação ao Emmy por sua interpretação do ditador de Uganda, Idi Amin, no filme para a TV "Raid on Entebbe".

Depois interpretou o engenheiro espacial Dennis Parker no clássico da ficção científica "Alien, O Oitavo Passageiro", de Ridley Scott, e lutou ao lado de Arnold Schwarzenegger no thriller distópico de 1987 "O Sobrevivente".