Sambista Nelson Sargento, aos 96, é vacinado contra a Covid-19
Outras quatro pessoas acima de 95 foram imunizadas em início da segunda fase
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O compositor Nelson Sargento, 96, foi vacinado contra a Covid-19 na manhã deste domingo (31), em uma cerimônia simbólica que marcou o início da nova etapa de vacinação, que passará a incluir os idosos, no Rio de Janeiro.
Sargento, sambista ícone da escola de samba Mangueira, participou da cerimônia ao lado do ator Orlando Drummond, 101, e mais três idosas com mais de 95 anos: a costureira Sebastiana da Conceição, 98; e as donas de casa Dulcinéia Gomes, de 97 anos, e Neiva Brandão, 95.
A vacinação da terceira idade começa na segunda-feira (1º) no Rio de Janeiro, sendo o primeiro dia destinado às pessoas com mais de 99 anos. As demais idades serão atendidas de forma escalonada.
Nelson Mattos ganhou o apelido de “Sargento” em sua breve passagem pelo Exército. Além de compositor, é também cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor. Conheceu o samba aos 10, no morro do Salgueiro, desfilando e tocando tamborim.
Ao lado de Alfredo Português, escreveu, em 1955, o samba enredo “Primavera”, também conhecido como “As Quatro Estações do Ano”, um clássico. Desde então, ele já criou mais de 400 músicas. Atualmente, é presidente de honra da Mangueira.
Entre os artistas já imunizados no Brasil estão também as atrizes Solange Couto, 64, e Zezé Motta, 76, ambas no asilo Retiro dos Artistas. Algumas pessoas chegaram a criticar a vacinação delas, mas pelos critérios do Rio de Janeiro, a primeira fase incluía profissionais de saúde e idosos de alguns asilos.