Gato mais gordo do mundo morre pesando 16 quilos, cerca de três vezes o ideal
Migalhas era alimentado com sopa e bolachas e morreu semanas após ser internado em clínica de emagrecimento
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Kroshik, considerado o gato mais gordo do mundo, morreu no último sábado (26), semanas após ser resgatado e levado a uma clínica de emagrecimento para pets.
O gato, cujo nome significa "migalhas" em russo, vivia em um hospital de Perm, na Rússia, onde era alimentado por funcionários com bolachas e sopa.
Ele foi resgatado pesando 17 quilos e chegou a perder um quilo na clínica, onde foi tratado por nutricionistas e fisioterapeutas especializados em animais. Kroshik voltou a andar e fazia até esteira e hidroginástica. Ele se tornou uma celebridade nas redes sociais, com milhares de pessoas torcendo pelo seu emagrecimento e reabilitação.
Os veterinários afirmaram ao jornal britânico Daily Mail que ele tinha um tumor no baço, mas que ainda não sabem se a causa da morte teve relação com isso. Especialistas ouvidos pela publicação afirmam que o peso ideal para um gato malhado, como Kroshik, é em torno de cinco quilos.
No domingo, seus cuidadores postaram a notícia nas redes: "Ontem, Kroshik passou mal de repente. Começou a engasgar e ter falta de ar. Colocamos ele em uma máscara de oxigênio imediatamente, mas suas condições foram deteriorando. Os esforços da equipe para ressuscitá-lo, infelizmente não surtiram efeito. Ele não morreu sozinho. Até seu último suspiro, foi amparado pela nossa equipe, que lutou ao máximo por sua vida."