Bichos

Novo atacante do Corinthians, Memphis Depay já criou polêmica por ter ligre como pet

Jogador holandês entrou em rota de colisão com organizações de ativismo animal

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Memphis Depay posou com ligre em redes sociais - Reprodução

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nova sensação do futebol nacional, o jogador holandês Memphis Depay, reforço do Corinthians, tem uma questão polêmica no currículo: ele já teve como pet um ligre, junção de leão com tigresa e que contempla características de ambos os animais.

Foi em 2020, em plena pandemia do coronavírus, que o atleta resolveu adotar o bicho, mas esse fato gerou muita repercussão negativa, sobretudo com organizações de ativismo animal.

O atacante é um fã declarado de felinos, tanto que tem uma imagem de um leão que cobre as costas numa tatuagem que ele gosta de exibir nas redes sociais.

Na época, as organizações francesas 30 Millions d'Amis e Code Animal chamaram as fotos publicadas por Memphis no Instagram de "inaceitáveis" e "desastrosas".

Autoridades chegaram a considerar entrar com medidas legais contra o jogador. Hoje em dia, não é possível saber se o animal continua com ele nem se o trará ao Brasil, já que todas as fotos foram apagadas.

A World Animal Protection Netherlands citou a atitude de Memphis como "mau exemplo".

Em resposta, o holandês minimizou a adoção do animal. "Para aqueles que não conhecem os fatos, calem a boca. Os ligres nem são animais selvagens. Eles não nascem na natureza, mas com humanos. Não acho que eles sobreviveriam na natureza", disse ele na ocasião.

CURIOSIDADES

Algumas curiosidades sobre o bicho é que o macho é estéril, mas a fêmea, não. Trata-se do maior felino que existe, pois o cruzamento entre leão e tigre bloqueia uma enzima inibidora do crescimento.

Ele tem quase 100 vezes o tamanho de um gato doméstico, por exemplo, e o dobro do tamanho de um leão africano.

Conforme o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, o maior ligre que já existiu entrou para o Livro dos Recordes. O nome dele era Hércules e ele tinha mais de 400 quilos com apenas três anos.

Apesar de os tigres viverem nas florestas asiáticas e os leões na savana africana, ambos os animais podem cruzar quando se encontram em um zoológico.

Erramos: o texto foi alterado

O jogador ​Memphis Depay adotou um ligre, não um tigre, como afirmado em versão anterior do título. O título foi corrigido