Bichos
Descrição de chapéu

Foto de 'bola' de abelhas enfurecidas vence prêmio de fotógrafo de natureza do ano

'O Grande Zumbido': Foto vencedora de Karine Aigner foi possível ao final de várias semanas de filmagem. Veja mais aqui: https://www.nhm.ac.uk/wpy/ - Karine Aigner/WPY

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O que acontece quando várias abelhas macho envolvem uma única fêmea na tentativa de acasalar? Quem sairá vencedor dessa disputa?

Esta imagem notável, capturada por Karine Aigner, é a grande vencedora do concurso "Wildlife Photographer of the Year" (Fotógrafo de Natureza do Ano, em tradução livre) de 2022.

Trata-se de uma imagem bastante técnica. Captá-la exigiu o uso de uma lente específica, capaz de chegar bem perto do centro da ação. "Eu tive que passar um bom tempo de barriga para baixo na terra", relatou Aigner. A americana é apenas a quinta mulher a ganhar o prêmio principal nos 58 anos em que ele é oferecido.

"[A foto] Não era algo que eu estava procurando. Eu trabalho em um rancho no sul do Texas, nos Estados Unidos, há anos, e acabei de encontrar este local. Ali, vi todos esses pequenos 'vulcões' no chão —as tocas individuais cavadas pelas fêmeas para fazer os ninhos", contou à BBC News.

Essas abelhas da espécie Diadasia rinconis vivem em torno de cactos. As fêmeas coletam pólen, que moldam em pequenas bolas e armazenam em câmaras no solo. Esse material servirá de sustento às larvas até que elas possam emergir como adultas e continuar o ciclo reprodutivo.

"A foto é fabulosa e tem muita energia. É uma imagem de 'comportamento' adequada. É isso que você obtém de invertebrados e é por isso que eu os amo", avaliou Roz Kidman Cox, que preside os juízes do WPY, sigla da premiação.

O Jovem Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano de 2022 é Katanyou Wuttichaitanakorn, da Tailândia. A postulação vencedora do jovem de 16 anos revela dos detalhes de uma baleia-de-bryde e as placas de barbatana na boca dela, que são usadas para filtrar alimentos.

É possível ver uma sardinha voando pelo ar, que tenta escapar antes de ser engolida pelo grande cetáceo. "De alguma forma, a sardinha pulou no barco", relatou Wuttichaitanakorn. "Tive sorte. Cheguei perto e a baleia ficou acima da água por cerca de um minuto."

O WPY é uma das competições mais prestigiadas do gênero na fotografia mundial. Iniciado em 1964 pela revista BBC Wildlife, o concurso é agora organizado pelo Museu de História Natural de Londres. O evento deste ano atraiu mais de 38 mil inscrições, vindas de 93 países.


A exposição anual dedicada à competição WPY será inaugurada no Museu de História Natural de Londres na sexta-feira (14/10).

Como nos anos anteriores, as fotografias também farão uma turnê pelo Reino Unido e por 10 países em todo o mundo.

As inscrições para a 59ª edição do prêmio serão aceitas a partir de segunda-feira (17/10).


Texto publicado originalmente aqui.