Cientistas descobrem nova espécie de lagarto em área protegida do Peru
'Contribuição valiosa do Peru para o mundo', afirmou entidade
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em uma área natural protegida em Arequipa, no sul do Peru, informou nesta terça-feira (28) o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) do país sul-americano.
"A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo", afirmou comunicado da entidade.
A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi registrada no altiplano próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4.500 metros de altitude. A descoberta foi feita há poucas semanas como parte de uma pesquisa científica que envolve especialistas de Peru, Argentina, Chile e Bolívia.
O lagarto se caracteriza por possuir uma cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro no caso das fêmeas da espécie e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos círculos nas costas.
Além disso, o animal se diferencia de outras espécies de seu gênero por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros femorais.
A reserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida na região de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves.