Peixinhos-dourados rejeitados se transformam em 'monstros' em lago
Animais se reproduziram demais e geraram alerta nos Estados Unidos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma cidade no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, pediu que seus moradores não libertassem seus peixes de estimação na natureza depois que peixinhos-dourados enormes foram encontrados em um lago.
Esses animais domésticos podem crescer muito mais na natureza e causar grandes distúrbios nos ecossistemas.
A cidade de Burnsville compartilhou imagens mostrando vários peixes-dourados "monstros" capturados durante uma expedição ao Lago Keller.
Autoridades da cidade disseram que os peixes-dourados podem contribuir para a má qualidade da água ao mexer em sedimentos e arrancar plantas.
"Por favor, não solte o seu peixinho-dourado de estimação em lagoas e lagos!", escreveu no Twitter a conta oficial da Prefeitura da cidade.
Em Minnesota, os peixes-dourados são uma espécie invasora regulamentada, o que significa que é ilegal soltá-los em águas públicas.
Um peixe-dourado mantido em um aquário doméstico pode atingir um comprimento de até 5,1 cm.
Mas, uma vez em águas públicas, esses animais podem crescer muito e serem difíceis de remover, informam autoridades que trabalham com animais não domesticados.
Eles se reproduzem rapidamente e dominam as espécies nativas.
Em seu alerta, a cidade de Burnsville aconselhou os donos de animais de estimação a "considerarem outras opções para encontrar um novo lar para eles".
O condado de Carver, também em Minnesota, lida com um problema semelhante. Ali, 50 mil peixes dourados foram retirados de um riacho em outubro do ano passado.
A remoção faz parte de um plano de três anos para estudar e controlar a espécie, que causou problemas nos Estados Unidos.
Mas os EUA não são o único país a sofrer com peixes dourados predatórios.
Em 2017, o conselho municipal de Munique, no sul da Alemanha, disse que cardumes de peixes dourados estavam matando de fome todas as espécies rivais em lagoas e lagos locais.
O problema se agravou tanto que o conselho ameaçou multar qualquer pessoa flagrada soltando seus animais de estimação em águas públicas.
Grandes peixes dourados também foram encontrados na natureza no Reino Unido. Em 2010, um adolescente britânico encontrou um peixe de 2,2 kg de um lago em Dorset, no sudoeste da Inglaterra.