Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A manada de 15 elefantes-asiáticos que deixou sua floresta na província de Yunnan, no sul da China, e já marchou 500 quilômetros rumo ao norte voltou a chamar a atenção do mundo.
Agora, imagens do grupo parando para uma soneca na mata é que impressionam. Neste vídeo, por exemplo, é possível ver, de cima, todos acomodados, próximos uns aos outros. Os elefantes deram início à saga cerca de 15 meses atrás, e sem nenhuma explicação aparente.
Há quem diga que apenas estão seguindo um líder inexperiente, que não sabe muito bem o que está fazendo. Já outros dizem que eles podem estar buscando um lugar mais "aconchegante" para se instalar.
Eles têm criado bastante confusão no caminho: têm cruzado vilas, cidades maiores e passando bem perto de metrópoles bastante povoadas, o que tem demandado acompanhamento das autoridades e estratégias para desviá-los, como deixando uma trilha de alimentos como milho e abacaxi.
Casas e lavouras foram destruídas, pessoas ficaram desalojadas e um dos elefantes chegou a se embebedar ao comer grãos fermentados, segundo os relatos. Mas nada disso parece ter tirado o sono da manada.