Panda-gigante dá à luz gêmeos 'raros' em zoológico na Bélgica
Hao Hao, uma panda-gigante, deu à luz filhotes gêmeos no zoológico Pairi Daiza, em Brugelette, na Bélgica. A instituição classificou o nascimento dos gêmeos –um macho e uma fêmea– como "extremamente raro".
"O duplo nascimento é uma notícia maravilhosa para esta espécie extraordinária que ainda hoje está ameaçada", afirmou Eric Domb, presidente e fundador do Pairi Daiza, em comunicado. "Estamos muito orgulhosos".
Os filhotes vieram ao mundo na última quinta-feira (8). O macho nasceu com 160 gramas, e a fêmea chegou duas horas depois, pesando 150 gramas. Em sua página no Facebook, o zoológico descreveu as minúsculas criaturas como "camarões".
Os próximos dias serão cruciais para os recém-nascidos. Segundo o zoológico, em casos de nascimento de gêmeos é comum a mãe abandonar um dos filhotes. Por isso, os funcionários vão monitorá-los de perto.
A ideia é alternar o tempo que passam com Hao Hao: enquanto um está nos braços dela, o outro ficará em uma incubadora, onde poderá ser alimentado com uma mamadeira. Dessa forma, a mãe poderá cuidar dos dois, enquanto os tratadores vão poder observar sua evolução.
Hao Hao foi inseminada em abril. Antes dos gêmeos, ela já havia dado à luz um filhote em Pairi Daiza. Ela foi emprestada por 15 anos ao zoológico pela China. De acordo com a organização World Wildlife Fund, existem hoje menos de 2.000 pandas vivendo na natureza.
Em 2016, o status de conservação dos pandas-gigantes foi alterado de "ameaçado" para "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza.